Como acontece o controle neurovegetativo na produção de saliva?

Índice

Como acontece o controle neurovegetativo na produção de saliva?

Como acontece o controle neurovegetativo na produção de saliva?

O fluxo sangüíneo nas glândulas salivares está sob controle do sistema nervoso neurovegetativo (Anderson et al., 1998). É bem conhecido que a vasodilatação e o aumento de fluxo sangüíneo são fundamentais para atender o aumento no volume de secreção salivar (Anderson et al., 1998).

O que é o sistema neurovegetativo?

O sistema nervoso neurovegetativo engloba todos os nervos e centros nervosos que controlam a vida vegetativa, ou seja, as vísceras e as glândulas. Se utiliza freqüentemente o termo simpático englobando os Sistemas Orto e Parassimpático ao invés do termo vegetativo.

Quais são as funções neurovegetativas?

Significado de Neurovegetativo adjetivo Refere-se à parte do sistema nervoso responsável pelo controle das principais funções da vida vegetativa, involuntárias, como a circulação do sangue, a respiração, a digestão etc.: distúrbio neurovegetativo. Etimologia (origem da palavra neurovegetativo).

Como ocorre o controle da secreção salivar?

A mastigação de alimentos estimula a secreção de saliva pelas glândulas principais, provocando um aumento do fluxo salivar e da concentração de amilase. O fluxo de água aumenta e a concentração de amilase elevada facilitam o clearence de restos alimentares e a digestão, respectivamente.

O que estimula as glândulas salivares a secretar saliva?

A presença de alimento na cavidade bucal, bem como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que é um líquido levemente alcalino, uma solução aquosa, de consistência viscosa, que umedece a boca, amolece a comida e contribui para realizar a digestão.

Qual a função do sistema simpático?

O sistema nervoso simpático atua de modo oposto ao parassimpático, preparando o organismo para reagir em situações de medo, stress e excitação, adequando o funcionamento de diversos sistemas internos para um elevado estado de prontidão.

Onde sai a saliva?

As glândulas salivares são estruturas anexas ao sistema digestório humano. Elas localizam-se na cavidade bucal e são responsáveis pela produção de saliva.

Qual o órgão responsável pela saliva?

As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.

Quais as atividades ligadas à produção de saliva?

O trabalho de extração de água, e outras atividades ligadas à produção de saliva, exigem também o consumo de grandes quantidades de oxigênio e outros elementos necessários às intensas trocas metabólicas que se processam no interior das células que formam as glândulas.

Qual a causa da salivação?

1 A causa da salivação não tenha sido identificada 2 Há uma preocupação sobre engasgos ou asfixia 3 A criança tem febre, dificuldade respiratória ou mantem a cabeça em uma posição estranha. More ...

Qual o efeito da secreção salivar?

Nenhum hormônio parece ter efeito sobre a secreção salivar, que é controlada apenas por reflexos nervosos. Todas as glândulas salivares são inervadas pelo sistema nervoso autônomo (ou vegetativo), constituído por nervos simpáticos e parassimpáticos.

Qual o principal componente da saliva?

O principal componente da saliva é a água (99,4%), mas ela também contém ptialina, mucina, albumina e muitos sais minerais. As glândulas salivares são encontradas nas mucosas das bochechas, da língua e do céu da boca.

Postagens relacionadas: