Como fazer uma tomada de 110V?

Índice

Como fazer uma tomada de 110V?

Como fazer uma tomada de 110V?

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

Como instalar o fio da tomada?

Ligue o fio terra no pino do meio. Fixe o fio fase por um lado e o neutro por outro lado. Se algum pino tiver a letra N em relevo, coloque o fio neutro nele. Parafuse os fios nos respectivos pinos.

Qual a melhor tomada para a sua instalação?

Há tomadas para redes monofásicas, bifásicas, tomadas de 10A para uso geral (TUG) e tomadas de 20A para uso especial (TUE). Antes de começar a instalação das tomadas, você deve prestar muita atenção nos seguintes pontos e tomar alguns cuidados que podem determinar o funcionamento da sua instalação.

Como instalar uma tomada com um interruptor?

Como instalar tomada com interruptor. A instalação de uma tomada com um interruptor é dividida em duas partes, porém é muito fácil! A primeira parte é igual a da instalação da tomada simples, depois basta ligar o neutro (se houver) diretamente na carga que será comandada pelo interruptor. Faça também a derivação da fase da tomada para o borne ...

Qual a posição correta de uma tomada?

De acordo com a norma da ABNT NBR 14136, a posição correta de uma tomada é com o cabo terra no ponto central superior, com o neutro à esquerda (se houver) e a fase à direita. Caso seja um circuito bifásico, a segunda fase ocupa o lugar do neutro.

Quais são as opções de tomadas?

Existem diversos modelos e cores de tomadas como por exemplo, tomadas duplas, tomada com interruptor, modular, UBS, embutir, sobrepor etc. Nas residências as tomadas mais usadas são as de três furos de 10A de 127v/220v ou 20A de 127v/220v.

Postagens relacionadas: