Como interpretar a escala de Glasgow?
Índice
- Como interpretar a escala de Glasgow?
- O que é a Escala de Coma de Glasgow?
- O que é e para que serve a escala de Glasgow?
- Quando usamos a escala de Glasgow?
- Como avaliar resposta motora no Glasgow?
- O que é a escala de Glasgow?
- O que é a escala de Braden?
- Quais os valores da escala de Glasgow?
- Quem avalia a escala de Glasgow?
- Para que é utilizada a Escala de Braden?
Como interpretar a escala de Glasgow?
Interpretação
- Pontuação Total: De 3 a 15 Pontos. 3 Pontos = Coma profundo, com 85% de probabilidade de morte e em estado vegetativo. 4 Pontos = Coma profundo. 7 Pontos = Coma intermediário. ...
- Classificação do Trauma cranioencefálico (ATLS, 2005) 3-8 Pontos = Grave, com necessidade de intubação imediata. 9-12 Pontos = Moderado.
O que é a Escala de Coma de Glasgow?
A Escala de Glasgow permite determinar o nível de consciência da pessoa através da observação do seu comportamento. A avaliação faz-se através da sua reatividade perante determinados estímulos, em que são observados 3 parâmetros: abertura ocular, reação motora e resposta verbal.
O que é e para que serve a escala de Glasgow?
A escala tem como objetivo traçar uma estratégia que combina os principais indicadores-chave de gravidade no traumatismo crânioencefálico (TCE) em uma escala simples. A escala tem três variáveis, que podem ser graduadas de 1 a 5. Sendo assim, escore 3 representa o máximo de gravidade, e escore 15 o mínimo.
Quando usamos a escala de Glasgow?
Essa escala foi criada em 1974 por dois professores da Universidade de Glasgow, na Escócia, e é usada para medir o nível de consciência do paciente depois de sofrer uma lesão no cérebro. São observados sintomas e reações, atribuindo-se uma pontuação. Se a soma ficar de 13 a 15, o traume é considerado leve.
Como avaliar resposta motora no Glasgow?
A escala considera três fatores principais e determina uma pontuação de acordo com o nível de consciência apontada em cada um desses casos (espontaneamente ou através de estímulo). São eles: Abertura ocular, Resposta verbal e Melhor resposta motora.
O que é a escala de Glasgow?
A escala de Glasgow, conhecida também como a escala de coma de Glasgow (ECG) é uma escala de ordem neurológica capaz de medir e avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano.
O que é a escala de Braden?
A escala de Braden está amparada na fisiopatologia das úlceras por pressão e permite avaliação de aspectos importantes à formação da úlcera, segundo seis parâmetros: percepção sensorial, umidade, mobilidade e atividade, nutrição, fricção e cisalhamento.
Quais os valores da escala de Glasgow?
Como funciona a escala de Glasgow
- A classificação que varia de 3 a 8 pontos é considerada grave, tendo a necessidade de intubação imediata;
- A classificação de 9 a 12 pontos é considerada moderada;
- A classificação de 13 a 15 é considerada leve.
Quem avalia a escala de Glasgow?
Quando um paciente dá entrada em um hospital com traumatismo cranioencefálico, médicos e enfermeiros treinados para avaliações por meio da Escala de Glasgow analisam a gravidade da lesão por meio de três parâmetros: abertura ocular, respostas verbais e motoras.
Para que é utilizada a Escala de Braden?
Desenvolvida pela enfermeira norte-americana Barbara Braden, trata-se de um instrumento de avaliação do risco de desenvolvimento de lesão por pressão em pacientes.