Como entender as curvas de crescimento?

Índice

Como entender as curvas de crescimento?

Como entender as curvas de crescimento?

Assim, se o pediatra indicar que o seu filho está na curva 25 da altura, por exemplo, tal significa que, em 100 crianças saudáveis com a idade e sexo do seu filho, 75 serão mais altas e 24 serão mais baixas do que ele.

Como funciona o gráfico de crescimento infantil?

A curva de crescimento infantil é um padrão internacional que foi desenvolvido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como forma de acompanhar o estado nutricional das crianças. As curvas deste sistema são obtidas por meio do cálculo entre a idade da criança e as variáveis, como peso, altura e perímetro da cabeça.

Qual a média de crescimento de um bebê?

A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é: - Nascimento – 1 ano de idade = 25 centímetros por ano. - 1 ano- 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano. - 3 anos - Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano (meninas = 8 a 10 centímetros ao ano; meninos = 10 a 12 centímetros ao ano).

Como avaliar o crescimento infantil?

Para avaliar o crescimento infantil é preciso realizar a mensuração das medidas antropométricas da criança. Exemplificando melhor: o peso, a estatura, o perímetro cefálico e torácico.

Quais são as curvas de crescimento do seu filho?

Se consultar o Boletim de Saúde Infantil e Juvenil do seu filho, nomeadamente as páginas referentes às curvas de crescimento, são quatro as curvas de percentis que vai encontrar: Cada uma resulta da união de pontos que correspondem aos valores médios de medições rigorosas de milhares de crianças, em várias idades, no âmbito de estudos científicos.

Como comparar os parâmetros de avaliação do crescimento da criança?

Permitir aos pediatras comparar os parâmetros de avaliação do crescimento da criança com os respetivos valores de referência é a função das curvas de crescimento ou de percentis.

Por que o pediatra precisa consultar gráficos?

O pediatra precisa conhecer e analisar vários fatores referentes à criança e a sua família, como o peso e a altura dos pais, o padrão de crescimento deles, os dados da gestação, o peso e a estatura ao nascimento e a alimentação do bebê para avaliar a situação do crescimento de determinada criança. Não é simplesmente consultar gráficos.

Quais são as curvas de crescimento para meninos e meninas?

Como meninos e meninas têm padrões diferentes de crescimento, as curvas são distintas. O objetivo é que problemas como desnutrição, sobrepeso, obesidade e outras condições associadas ao crescimento e à nutrição da criança possam ser detectados e encaminhados precocemente. Veja, abaixo, as tabelas de curva de crescimento para meninas e meninos:

Postagens relacionadas: