Como interpretar o Teste de Tukey?

Índice

Como interpretar o Teste de Tukey?

Como interpretar o Teste de Tukey?

A interpretação do teste de Tukey é simples. Após determinarmos a diferença mínima significativa (ou Honest Significant Difference - HSD), podemos julgar se as médias são iguais ou não.

Como interpretar os resultados da ANOVA?

O modelo ANOVA e seus pressupostos

  1. As observações são independentes, ou seja, cada elemento amostral (aluno) deve ser independente;
  2. Os grupos comparados apresentam a mesma variância;
  3. Os erros são independentes e provenientes de uma distribuição normal com média igual a zero e variância constante.

Quando se usa teste Tukey?

Quando é feita a análise de variância de um experimento com apenas dois tratamentos, podemos visualizar apenas pela média qual o melhor tratamento.

Como colocar as letras no Teste de Tukey?

Roteiro para aplicação do teste Tukey 1 Ordenar as médias (ordem decrescente) 2 Colocar a letra a para a maior média. Esta é a primeira média base 3 Subtrair a DMS da média base. Toda média contida no intervalo não difere da média base.

O que é teste post hoc de Tukey?

Os testes Post hoc são um conjunto de testes para descobrir onde estas diferenças residem. Os testes consistem em comparações pareadas, projetadas para comparar todas as diferentes combinações dos grupos de tratamento. A ANOVA não informa quais grupos diferem, somente informa que existe uma diferença.

Quando usar bonferroni ou Tukey?

Bonferroni tem mais poder quando o número de comparações é pequeno, enquanto Tukey é mais poderoso ao testar um grande número de médias.

O que significa as letras no teste de Tukey?

quando letras diferentes aparecem em frente a duas médias, a diferença entre essas médias é estatisticamente significante; quando a mesma letra aparece em frente a duas médias, a diferença entre essas médias não é estatisticamente significante.

Postagens relacionadas: