O que deve constar no certificado de calibração?

Índice

O que deve constar no certificado de calibração?

O que deve constar no certificado de calibração?

A NBR ISO/IEC 17025 determina quais são os conteúdos necessários dos certificados de calibração: Título “Certificado de Calibração” por exemplo. Nome e endereço do laboratório e o local onde as calibrações foram realizadas, se diferente do endereço do laboratório. Identificação única do Certificado de Calibração.

Como ler um certificado de calibração?

Alguns pontos são necessários para que possamos analisar de forma crítica um certificado de calibração, como:

  1. clareza das informações;
  2. informações declaradas;
  3. compatibilização de valores;
  4. número de pontos medidos ao longo da faixa de medição;
  5. procedimento adotado, dentre outros.

Como funciona o processo de calibração?

A calibração consiste na comparação entre os valores obtidos no seu instrumento e um instrumento de referência, que também pode ser chamado de padrão. ... Os resultados obtidos na calibração são registrados em um certificado, que é um documento que registra e comprova que a calibração foi realizada.

O que é o resultado de um processo de calibração e o que ele apresenta?

O resultado de uma calibração fornece informações que permitem ao seu usuário fazer um diagnóstico sobre o instrumento calibrado... Page 20 ...analisar criticamente, através dos erros identificados e das incertezas declaradas no certificado, se o instrumento continua apto para uso.

O que é o certificado de calibração?

O Certificado de Calibração é um documento, originado a partir da atividade de Calibração, emitido por um Laboratório de Calibração que tenha seus processos adequados a norma NBR ISO/IEC 17025 e que possua padrões de referência rastreados a organismos nacionais (Inmetro/RBC) ou Internacionais.

Como é elaborado e interpretado um laudo de calibração de uma vidraria?

Basicamente, a calibração pode ser expressada no laudo por meio de um diagrama, declaração, curva ou tabela, sendo que o objetivo deste documento é fornecer ao dono do equipamento os erros de medição constatados durante o experimento.

Quais são as partes de um certificado de calibração que devem ser avaliados para Consideramos um padrão aceitável?

Itens obrigatórios em um certificado de calibração

  • título;
  • nome, endereço do laboratório e local onde foi realizada a calibração;
  • identificação do final do documento;
  • nome e informações de contato do cliente;
  • método utilizado (adições, desvios ou exclusões em relação ao método, se necessário);

O que é Laudo de calibração?

O laudo de calibração, também conhecido como certificado de calibração, é o documento em que consta o registro oficial de que aquele determinado equipamento foi devidamente calibrado.

Como é feita a calibração de instrumentos?

A calibração de instrumentos é realizada com o auxílio de ferramentas específicas, que variam de acordo com o instrumento de medição e em que local o procedimento será realizado. Caso o equipamento apresente valores fora do que foi previamente estabelecido, ele deve ser recalibrado.

O que é um procedimento de calibração de instrumentos de medição?

A calibração é um procedimento experimental e pode ser definida “conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um equipamento de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das ...

Como é feita a calibração de balanças?

Para realizar a calibração de balanças, são utilizados Pesos Padrão. Esses pesos são nomeados de padrão porque atendem aos critérios de fabricação da Portaria INMETRO n° 233, de 22 de Dezembro de 1994. Por essa razão, a calibração de balanças deve, obrigatoriamente ser feita com peso padrão que tenham aprovação de modelo do INMETRO.

Como analisar o certificado de calibração?

A análise crítica do Certificado de Calibração nos ajuda a decidir se o “ Objeto Calibrado ” atende nossa necessidade. O conceito é simples! Comparamos o Erro Máximo Admissível (EMA) do Processo (industrial) com o Erro Máximo do Instrumento (EMI). Esta primeira análise consiste na coleta de dados do Certificado de Calibração.

Qual a tendência do certificado de calibração?

Esta primeira análise consiste na coleta de dados do Certificado de Calibração. Conceito de tendência apresentado pelo VIM (Vocabulário internacional de Metrologia): “Diferença entre a média de repetidas indicações e um valor de referência.”

Qual a calibração do instrumento?

Calibração Permite a determinação de características metrológicas do instrumento de medição Determinação do “erro de indicação” do instrumento, com a incerteza da medição respetiva Determinação de outros parâmetros de interesse - Repetibilidade (micropipetas) - Excentricidade (balança)

Postagens relacionadas: