Qual destes conceitos básicos que resulta na movimentação dentária durante o tratamento ortodôntico?
Índice
- Qual destes conceitos básicos que resulta na movimentação dentária durante o tratamento ortodôntico?
- Como se inicia o deslocamento dentário?
- O que acontece na área de compressão dentária no movimento ortodôntico?
- Como ocorre o tratamento ortodôntico em nível de tecido osseo?
- Quais são os fatores que interferem na movimentação dentária?
- Como a taxa de movimento do dente está relacionada com a magnitude de força aplicada sobre ele?
- Como ocorre a reabsorção óssea?
- Qual movimento faz com que o dente seja posicionado para fora do osso onde está implantado?
- Qual a definição de translação dentária e como é possível conseguir este tipo de movimento?
Qual destes conceitos básicos que resulta na movimentação dentária durante o tratamento ortodôntico?
Movimiento dentário ortodôntico O movimento gerado por uma força ortodôntica é o produto da atividade celular que ocorre tanto ao nível do osso alveolar, com reabsorção do lado de pressão e aposição do lado de tensão, como ao nível do tecido conjuntivo, com remodelação e reparação do LP (Maló, Cabrita e Rafael, 2014).
Como se inicia o deslocamento dentário?
1) Uma compressão gradual do ligamento alvéolo-dentário que pode durar de 4 a 5 dias. Este período é conhecido como o “Período Inicial”, do movimento dentário. Nesta fase não ocorre reabsorção óssea no lado de pressão e, portanto a movimentaçãoo dentária é as custa da espessura do ligamento periodontal.
O que acontece na área de compressão dentária no movimento ortodôntico?
Após a aplicação de uma força ortodôntica ocorre uma compressão do ligamento periodontal promovendo o estresse celular associado à hipoxia. Nestas áreas, as células tendem à fuga, migram para as regiões vizinhas, deixando um espaço acelular e ocupado por uma matriz extracelular colagênica alterada.
Como ocorre o tratamento ortodôntico em nível de tecido osseo?
A força exercida sobre ele promove a ativação dos osteoclastos e osteoblastos que, por sua vez, reabsorvem o osso na região de compressão e promovem a nova formação óssea na porção estendida, respectivamente. Esse fenômeno biomecânico que é responsável pela movimentação dos dentes no tratamento ortodôntico.
Quais são os fatores que interferem na movimentação dentária?
A velocidade do movimento ortodôntico pode ser influenciada por diversos medicamentos que podem atuar como estimuladores ou inibidores. A taxa de movimento dentário depende da atividade de reabsorção óssea e remodelação óssea no lado de compressão do ligamento periodontal.
Como a taxa de movimento do dente está relacionada com a magnitude de força aplicada sobre ele?
A taxa de movimento do dente está relacionada com a magnitude de força aplicada, que podem ser leve ou pesada, e é definida como sendo o deslocamento de um dente por uma unidade de tempo, sendo geralmente medida em milímetros por hora, dia ou semana e apresenta diferentes respostas frente às variações de forças ...
Como ocorre a reabsorção óssea?
Durante a reabsorção, a estrutura óssea é dissolvida e digerida pelos ácidos e enzimas produzidos pelos osteoclastos. Conforme explica o ortopedista Vinícius Magno, esse processo de remodelação óssea possibilita que os ossos se adaptem às necessidades do corpo de cada indivíduo.
Qual movimento faz com que o dente seja posicionado para fora do osso onde está implantado?
Segundo Reitan o movimento de inclinação pode ser considerado como o movimento dentário mais seguro e biológico. Isto se deve, principalmente, ao fato do movimento fisiológico dos dentes ocorrer em forma de inclinação.
Qual a definição de translação dentária e como é possível conseguir este tipo de movimento?
Translação é o movimento dentário resultante de uma força distribuída de forma uniforme ao longo de toda a superfície radicular. Ocorre o deslocamento dentário de ¨corpo¨, tanto da coroa como da raiz, de forma uniforme, na mesma quantidade para a mesma direção.