Como entender o luto?
![Como entender o luto?](https://i.ytimg.com/vi/QtSrR4939g4/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAbiVFnXuhQcDyiW_FBFdpXJi8jQA)
Como entender o luto?
Boa leitura!
- Entenda as reações que fazem parte do processo de luto. ...
- Busque pessoas com quem você pode contar. ...
- Saiba que o luto pode ser diferente de acordo com a perda. ...
- Faça um ritual de despedida. ...
- Não tenha medo de falar sobre os seus sentimentos. ...
- Procure ajuda profissional.
Como evitar o luto?
Além do mais, o acompanhamento de um psicólogo durante o luto pode acelerar o processo (de superação ou recuperação) e evitar que ele se transforme em um Transtorno Mental real. Não subestime o luto. O nosso sistema emocional pode se desorganizar bastante quando precisa enfrentar uma quantidade de dor que parece infinita.
Por que o luto é algo ruim?
O luto não é algo ruim, na verdade ele é necessário. É uma etapa que precisamos encarar, compreender, vivenciar para continuarmos vivendo de forma equilibrada e saudável. Assim nestas situações talvez tudo que nos caiba seja de fato um bom abraço, uma oferta de colo, de ajuda com questões burocráticas ou mesmo a nossa presença ao lado.
Quais são os processos de luto?
O processo de luto é muito diferente de uma pessoa para a outra e, dessa forma, existem várias maneiras de expressar os sentimentos que a morte e a perda podem causar. No entanto, é comum que o processo de luto esteja dividido em 5 fases:
Como a pessoa vive o luto?
A forma como cada pessoa vive o luto depende de vários fatores como a relação que tinha com a pessoa falecida, o tipo de apoio familiar ou social e a personalidade de cada um. O processo de luto é muito diferente de uma pessoa para a outra e, dessa forma, existem várias maneiras de expressar os sentimentos que a morte e a perda podem causar.