Como administrar medicação via PICC?
Índice
- Como administrar medicação via PICC?
- Como é o acesso PICC?
- São drogas indicadas para uso no cateter de PICC?
- Pode injetar contraste no PICC?
- Porque deve ser feita a heparinização do PICC?
- O que pode dificultar a passagem do PICC?
- O que significa PICC na enfermagem?
- São exemplos de complicações do PICC e suas causas?
Como administrar medicação via PICC?
A implantação do cateter PICC pode ser feito por um médico cardiovascular ou enfermeiro habilitado, dura em média uma hora e pode ser feito em um ambulatório, não sendo necessário a internação em um hospital. Antes de começar o procedimento, a pessoa é acomodada em uma maca, tendo que ficar com os braços esticados.
Como é o acesso PICC?
O cateter venoso de inserção periférica (PICC), popularizado a partir da década de 1970, a princípio para nutrição parenteral, ganhou múltiplos usos nos hospitais. Inserido a partir do braço, por uma veia periférica, chega à veia cava superior ou ao átrio direito.
São drogas indicadas para uso no cateter de PICC?
O cateter venoso central de inserção periférica de longa permanência (PICC) é confeccionado em material macio e flexível (silicone ou poliuretano), indicado para pacientes em uso de terapia intravenosa com drogas vasoativas, nutrição parenteral prolongada, antibioticoterapia e infusões hipertônicas entre outras.
Pode injetar contraste no PICC?
Pro-Picc | Kit Cateter Favorece exames de imagem como ressonância magnética, cintilografia e tomografia. Promove alto poder de injeção permitindo infusão de contraste de até 200 psi e 5ml/s.
Porque deve ser feita a heparinização do PICC?
Com a utilização do PICC, o paciente tem menos exposição a múltiplas punções venosas e menor risco de infecção e intercorrência, quando comparado com a inserção de cateteres venosos centrais. Sendo assim deve ser a primeira escolha para pacientes com perspectiva de tratamento endovenoso por período prolongado.
O que pode dificultar a passagem do PICC?
Fragilidade vascular, transfixação venosa e obstrução do cateter foram os principais motivos de insucesso na inserção do PICC. Alteração da viscosidade sangüínea foi uma intercorrência identificada pelas enfermeiras na inserção do PICC. A prevalência de sucesso do procedimento foi de 64,9% (24 RN).
O que significa PICC na enfermagem?
Passagem de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) leva mais conforto aos pacientes. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz criou há três anos o Grupo de Enfermeiros de Passagem de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC).
São exemplos de complicações do PICC e suas causas?
No período pós-inserção do PICC podem ocorrer flebite, que pode ter como causa química, mecânica ou infecciosa, infecções, a fratura do cateter com potencial risco de resultar em embolia, a obstrução do cateter; trombose e a ruptura do cateter.