Como acontece e é considerado o sincretismo religioso do Bonfim?
Como acontece e é considerado o sincretismo religioso do Bonfim?
Tradição mantida há mais de dois séculos, a Lavagem do Bonfim é marcada pela forte presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé. Devotos do Senhor Bom Jesus do Bonfim e Oxalá se reúnem para festejar, prestar homenagens e pagar promessas no cortejo em direção à Colina Sagrada.
Qual o significado do sincretismo religioso no Brasil?
Um dos textos mais conhecidos sobre o sincretismo religioso no Brasil está no livro “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa onde lê-se: “O que mais penso, testo e explico: todo mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso, é que carece principalmente de religião: para se desendoidecer: desdoidar.
Como o sincretismo foi percebido no Brasil?
O sincretismo é percebido através dos rituais, superstições, processos e ideologias. Um dos exemplos mais clássicos de sincretismo religioso no Brasil ocorreu durante a colonização do país, quando a religião Cristã (Católica) foi incorporada no conjunto de crenças indígenas.
Por que o Brasil é um país caracterizado pelo sincretismo?
É comum ouvirmos dizer que o Brasil é um país caracterizado pelo sincretismo religioso. Esse processo teria se originado pela confluência de povos que constituíram o Brasil, como os europeus, africanos, indígenas e demais grupos que se somaram após a colonização.
Qual a religião mais sincrética do Brasil?
Após isso, somaram-se várias outras religiões, as quais eram trazidas pelos povos que chegavam ao Brasil, tornando ainda mais sincrética a religiosidade brasileira.