O que é capacidade de mediar conflitos?
O que é capacidade de mediar conflitos?
Basicamente, pode-se dizer que a mediação é uma forma de lidar com um conflito (como, por exemplo, em caso de separação, divórcio, brigas entre vizinhos, etc.) através da qual um terceiro (o mediador ou a mediadora) ajuda as pessoas a se comunicarem melhor, a negociarem e, se possível, a chegarem a um acordo.
Como conduzir uma mediação?
1) Escuta Ativa na mediação de conflitos Isso significa prestar atenção não apenas nas palavras ditas pelas partes, mas também na linguagem não verbal, como gestos e expressões faciais. O mediador deve manter contato visual com os reclamantes a todo o momento, ainda que alguma das partes evite olhar diretamente.
Como lidar com conflitos?
Encarar conflitos é algo que todos nós, em algum momento da nossa vida, teremos que lidar. Seja na vida pessoal ou no trabalho, situações de divergência acontecem e é preciso estar preparados para lidar com elas da melhor forma possível.
Como apoiar a mediação de Conflitos em sala de aula?
Uma ferramenta valiosa para apoiar a mediação de conflitos em sala de aula é o estímulo à manifestação das habilidades socioemocionais. Essas habilidades dizem respeito à identificação e reconhecimento de emoções, tanto próprias como dos outros. Também referem-se a um processo que envolve autocontrole, saúde e sucesso escolar.
Como reconhecer que um conflito existe?
Reconhecer que um conflito existe é parte importante do processo. Muitas vezes, ignora-se um conflito por negação ou porque é mais fácil ir deixando de lado, esperando que os problemas desapareçam por si só. O que acontece, Speakers, é que raramente um problema desaparece por própria conta.
Como você pode intervir em conflitos?
Faça uma escuta atenta, sem interrupções, advertências ou críticas. Deixe para intervir quando você já tiver uma noção global da questão. Esteja atento às contradições, semelhanças e diferenças de ponto de vista. Com isso, você terá mais ferramentas para compreender as causas da divergência. 2. Mantenha um accountability dos conflitos