Como medir a tensão com Arduino?

Índice

Como medir a tensão com Arduino?

Como medir a tensão com Arduino?

Para tomar uma medida de tensão em uma porta do Arduino, é necessário chamar a função analogRead(), essa função retorna o valor 0 para 0V na porta analógica e o valor 1023 para quando a tensão na porta analógica é igual a tensão de referência.

Como fazer Voltimetro Arduino?

Para medir tensões DC com o Arduino, basta montar um circuito como o que ilustramos acima (com R2 e R2 selecionados de acordo com a tensão máxima que você pode medir), conectando Vout a uma porta analógica do seu Arduino e conectando o terra do circuito ao pino GND do Arduino.

Como medir frequência da rede com Arduino?

No código fonte do Arduino, pode-se fazer: freq = 1000000/2*pulseIn(5, HIGH); Note que 1 segundo foi escrito como 1.000.000 micro segundos, uma vez que o valor lido em tON está em micro segundos.

Qual resistor usar para reduzir 12V para 5v?

O resistor R1 reduz a corrente que passa para zener, o zener de 5.1v por sua vez reduz a tensão aplicada a base do transistor, sendo assim o havendo 5v na base do transistor, ele conduz 5v e, seu emissor.

Como usar pulseIn Arduino?

Captura a duração de um pulso em um pino (que pode ser HIGH ou LOW ). Por exemplo, se o valor HIGH é passado para a função, a função pulseIn() espera o pino ir para do estado 'LOW' para HIGH , começa a temporizar, então espera o pino ir para o estado LOW e para de temporizar.

Quais as tensões de entrada do Arduino?

O Arduino lê as tensões de entrada e as converte a um valor de amplitude 1024 (entre ), sendo que 0 corresponde a 0V e 1023 corresponde a 5V.

Qual a tensão operacional do Arduino Uno?

Isso significa que este irá mapear tensões entre 0 e a tensão operacional (5V or 3.3V) para valores inteiros entre . No Arduino UNO, por exemplo, isso permite uma resolução entre leituras de: 5 volts / 1024 unidades, ou .0049 volts (4.9 mV) por unidade.

Qual o divisor de tensão do Arduino Uno?

O divisor de tensão As portas analógicas do Arduino Uno e similares são limitadas a identificar tensões entre 0 e 5V (aproximadamente), portanto, para identificar tensões em outras faixas, é necessário primeiro convertê-las para esse intervalo.

Qual a tensão de referência do Arduino?

A tensão de referência ADC interna do Arduino é de 5V (Vref = 5V), então a tensão máxima que podemos medir sem usar um circuito externo é de 5V. É ter resolução de 10 bits, valores para escala de 0 a 5v. 0V corresponde a 0 leitura de ADC e 5V corresponde a 1023. O valor de ADC único representa 4.88mV, isto é, 1 = 4.88mV.

Postagens relacionadas: