Qual o efeito da codeína?

Índice

Qual o efeito da codeína?

Qual o efeito da codeína?

A codeína apresenta dois efeitos principais, o antitussígeno e o hipnoanalgésico, sendo considerada uma morfina moderada usada apenas em casos de dores de baixa intensidade2. A ação analgésica via oral tem início de 30 a 45 minutos após a administração e tem duração de 4 horas3.

Qual é o principal metabólito da codeína?

A prevalência de metabolizadores ultrarrápidos varia consideravelmente de acordo com o grupo étnico (vide “Características farmacológicas”). A codeína é metabolizada pela enzima do fígado CYP2D6 em morfina, seu metabólito ativo.

O que é codeína macerada?

A codeína é um fármaco alcaloide do grupo dos opioides, que é usado no tratamento da dor de leve à moderada e como antitússico. Grande parte da codeína utilizada com finalidades médicas é preparada através da metilação da morfina.

Qual os efeitos colaterais da codeína?

Os efeitos colaterais mais frequentes observados incluem tontura, sedação, náusea e vômito. Estes efeitos se manifestam de forma mais proeminente em pacientes ambulatoriais do que em pacientes hospitalizados. Também pode ocorrer em raros casos: euforia, disforia, constipação e prurido.

Quais efeitos colaterais da codeína?

A codeína é um agente opioide. Opioides têm sido associados com as seguintes reações adversas:

  • Sedação;
  • Vertigem;
  • Broncoespasmo;
  • Distúrbio gastrointestinal, como dispepsia, náusea, vômito, constipação;
  • Humor eufórico;
  • Dependência de drogas pode se desenvolver após o uso prolongado de altas doses.

Por que a codeína não é recomendada?

Para quem faz uso do medicamento, sua interrupção abrupta pode causar reações como dores abdominais, vômitos e prisão de ventre . A codeína não é recomendada para pacientes que possuam asma não tratada, alterações respiratórias graves, obstrução intestinal e alergia à substância.

Qual a causa da codeína no mundo?

Em 2001, 44% da codeína fabricada no mundo era feita nos Estados Unidos (29,6 toneladas) e Reino Unido (24,4 toneladas). Tosse de causa não bacteriana, particularmente tosses desnecessárias prolongadas e dolorosas, como no cancro do pulmão.

Quais são as concentrações de codeína no ópio?

Ela é encontrada no ópio em concentrações de 0,9 a 3,0%. 200 mg de codeína por via oral e 130 mg de codeína por via intramuscular equivalem a 10 mg de morfina intravenosa.

Qual a potência da codeína no fígado?

De menor potência doze vezes que a morfina, utiliza-se também em combinação com outros analgésicos da classe dos não opioides, como ácido acetilsalicílico e paracetamol. 10% da população caucasoide não consegue converter a codeína em morfina no fígado, por defeitos genéticos. Ela é encontrada no ópio em concentrações de 0,9 a 3,0%.

Postagens relacionadas: