O que é o campo magnético girante?

Índice

O que é o campo magnético girante?

O que é o campo magnético girante?

O campo girante é um campo magnético rotativo usado em máquinas elétricas. A maneira mais simples de obter um campo girante é usar um ímã ou eletroimã e fazê-lo rodar por qualquer processo. Galileo Ferraris preocupou-se com o problema da diferença de fase entre a intensidade de corrente elétrica primária e secundária.

Como é formado o campo girante do rotor do motor trifásico?

Funcionamento e características dos motores trifásicos. Este campo girante surge a partir da aplicação de tensão alternada no estator, que a partir de então ele consegue produzir um campo magnético rotativo que atravessa os condutores do rotor.

Qual a função do rotor no motor elétrico?

O rotor é o componente que gira (rota) em uma máquina elétrica, seja esta um motor ou um gerador elétrico. Os motores, e as máquinas elétricas em geral, se compõe de duas partes: o rotor e o estator.

Porque não é possível a um motor de indução girar a velocidade síncrona?

É impossível para o rotor de um motor de indução girar com a mesma velocidade do campo magnético girante. Se as velocidades fossem iguais, não haveria movimento relativo entre eles e, em conseqüência, não haveria fem induzida no rotor. Sem tensão induzida não há conjugado (torque) agindo sobre o rotor.

Como é produzido o campo magnético girante?

Quando se aplica tensão CA aos enrolamentos do estator, produz-se um campo magnético girante. Este campo girante corta os condutores do rotor e induz corrente nos mesmos. Esta corrente induzida gera um campo magnético em torno dos condutores do rotor, e este campo tende a se alinhar com o campo do estator.

O que é a velocidade Sincrona?

A velocidade síncrona tem uma sincronia com a quantidade de polos e a frequência da rede. Nos motores síncronos, portanto, a velocidade síncrona sempre está presente variando proporcionalmente com a frequência da rede. ...

Como é alimentado a corrente no motor assíncrono?

Através da partida assíncrona, o rotor acelera a uma velocidade muito próxima da velocidade síncrona, com um pequeno escorregamento em relação ao campo girante. Neste momento, aplica-se uma corrente contínua no enrolamento do rotor, levando o motor ao sincronismo.

O que é escorregamento no motor assíncrono?

O fenômeno que definimos como escorregamento em um motor, nada mais é do que a perda de velocidade que temos no rotor de um motor, ou seja, é diferença entre a velocidade do campo girante magnético do motor e a velocidade medida no eixo do motor, o valor que obtemos de escorregamento do motor é fornecido em porcentagem ...

Qual a função de um rotor?

O rotor, por sua vez, é uma estrutura que gira em torno de seu próprio eixo, produzindo movimento de rotação e energia. ... Os motores trifásicos síncronos são máquinas que promovem a transformação da energia elétrica recebida em energia mecânica para movimentar determinado motor ou maquinário.

Qual é o princípio de funcionamento de um motor elétrico?

O funcionamento dos motores elétricos está baseado nos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magnético e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força mecânica, força essa chamada de torque.

Postagens relacionadas: