O que é um trombolítico?
Índice
- O que é um trombolítico?
- Como age o trombolítico?
- Como administrar Tromboliticos?
- Qual o maior risco da trombólise cerebral?
- Quais são os principais cuidados pós terapia trombolítica?
- Qual a função do alteplase?
- Qual o mecanismo de ação da alteplase?
- Quais os cuidados após administração de trombolíticos?
- ¿Cómo funcionan los trombolíticos?
- ¿Qué es la terapia trombolítica?
- ¿Cuál es el riesgo de recibir trombolíticos?
- ¿Cómo han sido clasificados los fármacos trombolíticos?
O que é um trombolítico?
A alteplase faz parte de uma classe de medicamentos chamada de "trombolíticos", ou seja, drogas que dissolvem coágulos sanguíneos que são, na maioria das vezes, a causa dos derrames. Só que essas medicações também podem causar hemorragia grave no cérebro, o que pode ser fatal.
Como age o trombolítico?
Um trombolítico é um medicamento que atua na dissolução de um trombo ou coágulo sanguíneo. Tecnicamente, essa classe de medicamentos é capaz de ativar uma substância no sangue denominada plasminogênio. O plasminogênio, por sua vez, tem o potencial de desmanchar o trombo e restaurar o fluxo sanguíneo normal.
Como administrar Tromboliticos?
Sua administração é por via endovenosa. Os pacientes em uso de estreptoquinase podem apresentar, como efeitos colaterais: sangramento espontâneo grave, hemorragia cerebral, hipersensibilidade e reações anafiláticas, febre, calafrios, hipotensão e broncoespasmo.
Qual o maior risco da trombólise cerebral?
Não houve diferença na mortalidade entre os grupos tratados, sendo que o maior risco associado ao tratamento foi hemorragia intracerebral sintomática, ocorrendo em 6,4% dos pacientes no grupo ativo e em 0,6% no grupo placebo, com uma mortalidade de até 61%.
Quais são os principais cuidados pós terapia trombolítica?
1. Não utilizar antitrombóticos, antiagregantes e heparina nas próximas 24 horas pós-trombolítico. 2. Controle neurológico rigoroso, aplicar NIHSS 6/6 horas nas primeiras 24 horas.
Qual a função do alteplase?
Alteplase é indicado para: Tratamento fibrinolítico do infarto agudo do miocárdio; Tratamento trombolítico da embolia pulmonar aguda maciça com instabilidade hemodinâmica; Tratamento trombolítico do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo.
Qual o mecanismo de ação da alteplase?
A substância ativa de Actilyse® é o alteplase, sendo esse um ativador de plasminogênio tecidual humano recombinante, que ligado à fibrina, induz a conversão de plasminogênio em plasmina, promovendo a dissolução da fibrina do coágulo.
Quais os cuidados após administração de trombolíticos?
Não utilizar antitrombóticos, antiagregantes e heparina nas próximas 24 horas pós-trombolítico. 2. Controle neurológico rigoroso, aplicar NIHSS 6/6 horas nas primeiras 24 horas.
¿Cómo funcionan los trombolíticos?
Los trombolíticos funcionan disolviendo rápidamente un coágulo grande. Esto ayuda a restablecer el flujo sanguíneo al corazón y a prevenir un daño al miocardio.
¿Qué es la terapia trombolítica?
Terapia trombolítica. Es el uso de fármacos para romper o disolver los coágulos de sangre, que son la principal causa tanto de ataques cardíacos como de accidentes cerebrovasculares.
¿Cuál es el riesgo de recibir trombolíticos?
El riesgo principal al recibir los trombolíticos es el sangrado, el caso más grave es el que se presenta en el cerebro. Tengan sangrado dentro de la cabeza o un accidente cerebrovascular (ataque cerebral). Tengan anomalías cerebrales, como tumores o vasos sanguíneos mal formados. Hayan tenido un traumatismo craneal dentro de los últimos 3 meses.
¿Cómo han sido clasificados los fármacos trombolíticos?
Los fármacos trombolíticos han sido clasificados también como de primera, segunda y tercera generación, según se han ido incorporando a la terapéutica habitual de las enfermedades tromboembólicas ( tabla III ).