Para que serve o medicamento metoclopramida?
Índice
- Para que serve o medicamento metoclopramida?
- Qual é o mecanismo de ação da metoclopramida?
- Quais são os efeitos colaterais da metoclopramida?
- Qual o princípio ativo do Plasil?
- Qual a classe do medicamento metoclopramida?
- Quais os efeitos colaterais do Plasil?
- Qual a dose recomendada para a metoclopramida?
- Como a metoclopramida age na diabética?
- Qual a substância ativa de metoclopramida?
- Como deve ser utilizado o cloridrato de metoclopramida?
Para que serve o medicamento metoclopramida?
A metoclopramida, também comercializada com o nome Plasil, é um remédio indicado para o alívio de enjoos e de vômitos de origem cirúrgica, causados por doenças metabólicas e infecciosas, ou secundárias a medicamentos.
Qual é o mecanismo de ação da metoclopramida?
A metoclopramida, antagonista da dopamina, estimula a motilidade muscular lisa do trato gastrintestinal superior, sem estimular as secreções gástrica, biliar e pancreática. Seu mecanismo de ação é desconhecido, parecendo sensibilizar os tecidos para a atividade da acetilcolina.
Quais são os efeitos colaterais da metoclopramida?
Muito comum: sonolência. Comuns: sintomas extrapiramidais, mesmo após administração de dose única do fármaco, particularmente em crianças e adultos jovens, síndrome parkinsoniana, acatisia. Incomuns: distonia e discinesia agudas, diminuição do nível de consciência.
Qual o princípio ativo do Plasil?
Características
Código do Produto | 21981 |
---|---|
Fabricante | Sanofi Aventis |
Bula | Leia a bula |
Registro MS | 1130001930031 |
Princípio Ativo | CLORIDRATO DE METOCLOPRAMIDA |
Qual a classe do medicamento metoclopramida?
364-62-5 Metoclopramida/Número CAS
Quais os efeitos colaterais do Plasil?
Comum: sintomas extrapiramidais mesmo após administração de dose única, principalmente em crianças e adultos jovens, síndrome parkinsoniana, acatisia (inquietude). Incomum: discinesia (movimentos involuntários) e distonia aguda (estados de tonicidade anormal em qualquer tecido), diminuição do nível de consciência.
Qual a dose recomendada para a metoclopramida?
Considerando-se que a excreção da Metoclopramida é principalmente renal, em pacientes com “clearance” de creatinina inferior a 40 mL/min, o tratamento deve ser iniciado com aproximadamente metade da dose recomendada. Dependendo da eficácia clínica e condições de segurança do paciente, a dose pode ser ajustada a critério médico.
Como a metoclopramida age na diabética?
A metoclopramida age antagonizando a serotonina, em casos como o da Síndrome serotoninérgica. Indicações [ editar | editar código-fonte ] A metoclopramida é indicada na profilaxia de vômitos e náuseas na quimioterapia e gastroparesia diabética .
Qual a substância ativa de metoclopramida?
A metoclopramida, substância ativa de Metoclopramida - FURP é um medicamento que age no sistema digestório (grupo de órgãos do corpo, como por exemplo, estômago, intestino, entre outros, responsável pela digestão dos alimentos) no alívio de náuseas e vômitos.
Como deve ser utilizado o cloridrato de metoclopramida?
O cloridrato de metoclopramida não deve ser utilizado nos seguintes casos: -se você já teve alergia à metoclopramida ou a qualquer componente da fórmula;