Como é feito o DNA recombinante?
Índice
- Como é feito o DNA recombinante?
- Qual a importância da utilização de técnicas do DNA recombinante?
- O que é um DNA recombinante e como ele é feito?
- O que é um plasmídeo e qual sua importância para a técnica do DNA recombinante?
- Qual é a importância da técnica de eletroforese no estudo do DNA?
- Como o DNA recombinante é produzido usando plasmídeos?
- Como funciona a molécula de DNA recombinante?
- Como é produzido o DNA recombinante?
- Como introduzir o DNA recombinante em bactérias?
- Como construir uma molécula de DNA híbrida?
Como é feito o DNA recombinante?
Um gene humano é isolado através de uma enzima de restrição que separa o DNA em determinados pontos. As enzimas também cortam o genoma bacteriano em um determinado ponto. O DNA recombinante aparece na mistura do gene de interesse humano com o plasmídeo bacteriano.
Qual a importância da utilização de técnicas do DNA recombinante?
Na farmacologia, a tecnologia do DNA recombinante tem sido utilizada principalmente para a produção de insulina humana em escala comercial, fatores de coagulação, hormônio do crescimento e atualmente estão sendo testadas a partir dessa tecnologia drogas voltadas ao tratamento do câncer e da AIDS.
O que é um DNA recombinante e como ele é feito?
São moléculas de DNA produzidas a partir da combinação de sequências de DNA proveniente de diferente fontes. A técnica central da metodologia do DNA recombinante é a clonagem molecular. A tecnologia do DNA recombinante é um conjunto de técnicas que permitem a manipulação do DNA.
O que é um plasmídeo e qual sua importância para a técnica do DNA recombinante?
O plasmídeo bacteriano possui a capacidade de inserir um fragmento de DNA externo ao seu próprio genoma. Essa técnica consiste na formação de DNA recombinante. A partir do DNA recombinante, os plasmídeos são usados para multiplicar ou expressar genes de interesse.
Qual é a importância da técnica de eletroforese no estudo do DNA?
A eletroforese é muito utilizada e tem papel importante na análise laboratorial e também em pesquisas científicas. Essa técnica foi empregada pela primeira vez em 1937 pelo bioquímico Arne Tisélius e permite realizar a separação de macromoléculas como DNA, RNA, proteínas e enzimas com tamanhos e cargas diferentes.
Como o DNA recombinante é produzido usando plasmídeos?
O fragmento de DNA é inserido em um vetor, que é uma molécula de DNA na qual um gene é inserido para construir a molécula de DNA recombinante. Geralmente os plasmídeos (moléculas de DNA circulares existentes naturalmente nas bactérias) são usados como vetores para clonar fragmentos de DNA.
Como funciona a molécula de DNA recombinante?
Assim, o fragmento do gene alvo se une ao vetor, através da DNA ligase, formando o plasmídeo recombinante contendo o gene de interesse. A DNA ligase é a responsável por selar as lacunas do eixo do DNA, funcionando como uma “cola”. A molécula de DNA recombinante produzida é introduzida em um organismo hospedeiro, podendo então ser replicadas.
Como é produzido o DNA recombinante?
Como o DNA recombinante é produzido? A obtenção do DNA recombinante baseia-se na técnica de clonagem molecular. O processo pode ser resumido do seguinte modo: O primeiro passo é isolar um fragmento de DNA, que contém o gene de interesse. Lembre-se que cada gene origina uma proteína.
Como introduzir o DNA recombinante em bactérias?
O próximo passo é introduzir o DNA recombinante em bactérias vivas ou diretamente em meio de cultura com as mesmas. Após a incorporação do DNA recombinante, as bactérias serão capazes de produzir um nova proteína, conforme os genes do fragmento de DNA isolados inicialmente.
Como construir uma molécula de DNA híbrida?
Construção de uma molécula de DNA híbrida a partir de fragmentos de diferentes organismos obtidos com o uso de enzima de restrição. A figura 3 mostra uma molécula de DNA de plasmídeo que tem somente um sítio de clivagem para uma determinada enzima de restrição. A mesma enzima é usada para clivar DNA humano.