Como formar um grupo de estudos e pesquisa?
Como formar um grupo de estudos e pesquisa?
Como formar um bom grupo de estudo?
- Limite o número de participantes.
- Defina um local para os encontros.
- Estabeleça dias fixos para as reuniões.
- Escolha participantes comprometidos e disponíveis.
- Diversifique os perfis.
- Incentive os debates.
- Mantenha um canal de contato.
Como funciona um grupo de estudo?
A principal ideia de um grupo de estudos é compartilhar conhecimento, por isso, é importante reunir pessoas com habilidades diferentes que possam trocar experiências e novas opiniões. Afinal, imagine tentar estudar somente com colegas que possuem as mesmas dificuldades que você? Dificilmente será uma troca válida.
Qual o objetivo de um grupo de estudo?
O Grupo de Estudo é um ambiente formado por representantes de organizações que se reúnem para debater sobre um tema pré-definido e estudar o mesmo, com o objetivo de gerar e disseminar conhecimento.
Como criar um grupo de estudos?
Os grupos de estudos podem ser criados para inúmeros objetivos. Às vezes querem estudar só Matemática ou apenas redação, debater História ou se dedicar mais aos temas de Biologia. No entanto, quando está se preparando para o Enem e vestibulares, é necessário estudar as todas as disciplinas.
Como criar um grupo de pesquisa?
1. O servidor interessado em criar um grupo de pesquisa deverá, inicialmente, verificar a lista dos grupos de pesquisa do IFSC registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq através dos passos indicados: Acessar o Diretório (http://dgp.cnpq.br) →
Como se comprometer com o grupo de estudos?
O trabalho é em grupo e, desta forma, todos contribuem uns com os outros. Ter comprometimento com o seu grupo de estudos é uma questão de respeito tanto com o seu aprendizado quanto com o de seus colegas. Se o grupo define um cronograma e você se compromete a segui-lo, lembre-se que as outras pessoas estão contando com você.
Quais são os grupos de estudos?
Os grupos de estudos, como já dissemos, são uma maneira muito eficaz de exercitar o raciocínio e fixar o conteúdo apresentado em sala de aula. Seguindo essas dicas e prezando pela disciplina de todos os componentes e pela ajuda mútua, é possível proporcionar benefícios a todos os participantes.