Como agem os quinolonas nas bactérias?

Índice

Como agem os quinolonas nas bactérias?

Como agem os quinolonas nas bactérias?

Os mecanismos de ação das quinolonas agem por inibição do DNA girase, enzima essencial para sobrevivência de uma bactéria, a DNA girase torna a molécula de DNA compacta e biologicamente ativa. Assim ela passa a ocupar grande espaço no interior da bactéria determinando a morte da mesma.

Como agem as fluoroquinolonas?

As fluoroquinolonas (ver tabela fluoroquinolonas) exibem atividade bactericida proporcional à concentração por meio da inibição da atividade da DNA-girase e da topoisomerase, enzimas essenciais para a replicação do DNA bacteriano.

Onde a Quinolona age?

Atuam inibindo a ação das subunidades “A” da DNA-girase ou topoisomerase II, enzima que atua na divisão celular, sendo responsável pela divisão da cadeia de DNA.

Qual o mecanismo de ação da ciprofloxacino?

O ciprofloxacino, antibiótico sintético pertencente ao grupo dos quinolônicos, tem mecanismo de ação decorrente do bloqueio da função da DNA- girase, resultando em alto efeito bactericida sobre amplo espectro de microorganismos.

Qual o principal uso das fluoroquinolonas?

As quinolonas e fluoroquinolonas são grupos relacionados de antibióticos, derivados do ácido nalidíxico, usados no tratamento das infecções bacterianas.

Quais são os Antibióticos quinolonas?

Membros do grupo

  • Ciprofloxacina: usada no tratamento do Antrax.
  • Levofloxacina.
  • Ofloxacina.
  • Norfloxacina.
  • Acrosoxacina.
  • Perfloxacina.
  • Cinoxacina: usada em infecções urinárias (ITUs)
  • Ácido nalidixico: usada em infecções urinárias (ITUs)

Para que é indicado o ciprofloxacino?

Cloridrato de Ciprofloxacino é recomendado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis ao ciprofloxacino. Este medicamento pode ser usado para tratar pneumonias, otite média, sinusite e também infecções nos olhos, trato urinário, pele, tecidos moles, ossos, articulações e na cavidade abdominal.

Por que a ciprofloxacina ficou célebre?

A ciprofloxacina ("cipro") ficou célebre devido às encomendas gigantes pelo governo dos EUA após o surto de terrorismo biológico em 20, em que antrax de alta virulência foi enviado em pó dentro de correspondência endereçada a políticos e figuras públicas. As fluoroquinolonas apresentam um átomo de flúor não observado nas quinolonas.

Por que as quinolonas são contra-indicadas?

São contra-indicadas em crianças que estão em fase de crescimento, por provocar o fechamento das placas epifisárias. Interações medicamentosas. A absorção das quinolonas é significativamente reduzida quando administradas em associação com suplementos contendo ferro ou zinco, além do sucralfato, hidróxido de alumínio ou magnésio.

Por que as quinolonas passaram de antibióticos?

As quinolonas passaram de antibióticos utilizados quase que exclusivamente para tratamento de infecções do trato urinário para uma das classes de antibióticos mais prescritos no mundo, respondendo por um quinto de todos os antimicrobianos vendidos em meados da década passada.

Por que as quinolonas são mais eficazes?

As primeiras quinolonas descobertas (ciprofloxacino, norfloxacino, lemofloxacino, ofloxacino) são mais eficazes, de maior aspecto e propriedades farmacocinéticas, com menores efeitos adversos e menor indução de resistência bacteriana.

Postagens relacionadas: