O que é um medicamento Adrenergico?

Índice

O que é um medicamento Adrenergico?

O que é um medicamento Adrenergico?

Adrenérgicos são fármacos que estimulam a atividade dos receptores adrenérgicos. As catecolaminas: noradrenalina, adrenalina e dopamina são muitas vezes são utilizadas como fármaco, mas a maioria dos agonistas existentes são análogos estruturais destas substâncias.

O que é uma droga Simpatomimética?

As drogas adrenérgicas atuam sobre receptores que são estimulados pela adrenalina e noradrenalina (catecolaminas). Algumas dessas drogas atuam diretamente sobre os receptores adrenérgicos, ativando-os, sendo denominadas drogas simpatomiméticas.

Como agem os medicamentos adrenérgicos?

Bloqueadores adrenérgicos atuam em receptores beta-adrenérgicos e alfa-adrenérgicos, pré e pós-sinápticos, reduzindo a pressão arterial primordialmente pela diminuição de débito cardíaco como consequência da redução do tônus simpático. Entre eles, os betabloqueadores têm sido os mais estudados.

Como o agonista age?

Os agonistas de receptores α-2 adrenérgicos estimulam adrenorreceptores pancreáticos responsáveis pela inibição da liberação de insulina, reduzindo assim sua concentração no plasma sanguíneo e provocando aumento transitório da glicemia (SAHA, et. al, 2005).

O que são fármacos antagonistas adrenérgicos?

Os medicamentos antagonistas adrenérgicos ou simpaticolíticos produzem seus efeitos antagonizado as ações do sistema nervoso autônomo simpático. ... Os antagonistas adrenérgicos têm a capacidade de reduzir a atividade nervosa simpática.

O que são os fármacos agonistas adrenérgicos como são divididos?

Os fármacos que ativam os adrenoceptores são denominados simpaticomiméticos. Alguns simpaticomiméticos ativam diretamente os receptores adrenérgicos (agonistas de ação direta), enquanto outros atuam indiretamente, aumentando a liberação ou bloqueando a captação de norepinefrina (agonistas de ação indireta).

São exemplos de Simpatomiméticos?

Os três principais simpaticomiméticos utilizados atualmente na prática clínica são a dextroanfetamina, o metilfenidato e a pemolina; e suas principais indicações são transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e a narcolepsia.

O que é uma droga Vasopressora?

Um agente vasopressor é um remédio que faz a pressão sanguínea aumentar. Há seis tipos de vasopressoras disponíveis e que são usadas com sucesso para aumentar a pressão e reverter a falha circulatória em paciente que estão em terapia intensiva.

Qual a função dos receptores adrenérgicos?

Os receptores adrenérgicos são ativados por seus ligantes endógenos, as catecolaminas: adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina). Muitas células possuem estes receptores, e a ligação de um agonista geralmente causará uma resposta simpática, ou seja, respostas de luta ou fuga.

Qual o mecanismo de ação dos fármacos agonistas adrenérgicos?

Os agonistas de receptores α-2 adrenérgicos estimulam adrenorreceptores pancreáticos responsáveis pela inibição da liberação de insulina, reduzindo assim sua concentração no plasma sanguíneo e provocando aumento transitório da glicemia (SAHA, et. al, 2005).

Quais são os agentes farmacológicos adrenérgicos?

Os agentes farmacológicos adrenérgicos são classificados de acordo com sua atuação na transmissão adrenérgica, podendo atuar na síntese de catecolaminas, na etapa de armazenamento ou na recaptação, na biotransformação dos neurotransmissores e diretamente sobre os receptores adrenérgicos.

Qual o efeito dos receptores adrenérgicos?

Por exemplo, a frequência cardíaca ( efeito cronotrópico positivo) aumenta, as pupilas se dilatam, há a mobilização de energia e o fluxo sanguíneo é desviado de órgãos não essenciais para o músculo esquelético . Existem dois grupos principais de receptores adrenérgicos, α e β, apresentando vários subtipos:

Quais são os receptores alfa-adrenérgicos?

Os receptores alfa-adrenérgicos são divididos em: Alfa-1 adrenérgico – acoplado a uma proteína g quinase sua estimulação leva a ativação da fosfolipase c e produção de mensageiros intracelulares (ip3 e dag) e influxo de cálcio.

Quais são os efeitos colaterais desses fármacos?

Esses fármacos são bem tolerados na prática clínica, embora determinados efeitos colaterais descritos com alguns deles incluam fadiga, depressão, capacidade de exercício diminuída, disfunção sexual e crises de asma.

Postagens relacionadas: