Onde agem os diuréticos?
Índice
- Onde agem os diuréticos?
- O que é uma ação diurética?
- Qual a principal consequência do uso crônico de fármacos diuréticos?
- Quais são as possibilidades de ação medicamentosa quanto ao uso de diuréticos?
- O que é diurético emagrece?
- Quais são os diuréticos?
- Quais são os grupos de medicamentos diuréticos?
- Qual o grupo de diuréticos mais fraco?
- Como funcionam os diuréticos da alça?
Onde agem os diuréticos?
Os diuréticos são fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário.
O que é uma ação diurética?
Os diuréticos são medicamentos que aumentam a eliminação do sódio (sal) e água através da urina. Desta forma, atuam previamente estimulando a excreção de íons sódio (Na+), cloro (Cl-) ou bicarbonato (HCO3-), que são os principais eletrólitos presentes no fluído extracelular.
Qual a principal consequência do uso crônico de fármacos diuréticos?
O uso contínuo de diuréticos pode elevar as con- centrações sanguíneas de ácido úrico em até 50% dos pacientes. O mecanismo principal responsável por esse efeito relaciona-se à redução do volume extracelular causado pelos diuréticos.
Quais são as possibilidades de ação medicamentosa quanto ao uso de diuréticos?
Os diuréticos também podem provocar intolerância à glicose, aumentar o risco do aparecimento do diabetes melito, além de promover aumento de triglicérides, efeitos esses, em geral, dependentes da dose.
O que é diurético emagrece?
Saiba 15 situações que podem te deixar com sensação de inchaço e como prevenir. Diuréticos são fármacos que atuam nos rins e tem como objetivo aumentar a excreção urinária e juntamente a perda aumentada de sódio e potássio.
Quais são os diuréticos?
Diuréticos osmóticos Diuréticos inibidores da anidrase carbônica Os diuréticos são remédios que podem ser usados isolados ou associados com outras substâncias ativas, para o tratamento da hipertensão arterial, inchaço causado por doenças do coração, do rim ou do fígado, entre outros.
Quais são os grupos de medicamentos diuréticos?
Existem 3 grandes grupos de medicamentos diuréticos: diuréticos de alça, tiazídicos e poupadores de potássio. Furosemida (Lasix®). Bumetanida (Burinax®). Torasemida. Hidroclorotiazida (Drenol®). Clortalidona (Higroton®, Hygroton®).
Qual o grupo de diuréticos mais fraco?
Os diuréticos poupadores de potássio são o grupo de diuréticos mais fraco e estão contraindicados na insuficiência renal avançada. A espironolactona também inibe um hormônio chamado aldosterona, que quando está elevado piora a insuficiência cardíaca e a cirrose. Por isso, ela é muito usada nessas duas doenças junto com a furosemida.
Como funcionam os diuréticos da alça?
Indicações terapêuticas: Os diuréticos da alça estão indicados para o controle do edema pulmonar agudo e de outros tipos de edema mais ligeiros, insuficiência renal aguda e hipertensão arterial. Além disso, também podem ser usados para tratar a hipercalcemia aguda, já que promovem a excreção urinária de cálcio.