Como atuam as sulfonamidas?
Índice
- Como atuam as sulfonamidas?
- Quais são as sulfonamidas?
- Qual ação das sulfonamidas e trimetoprima?
- Qual o mecanismo de ação da sulfadiazina?
- Qual a classe terapêutica e mecanismo de ação das sulfonamidas?
- Para que serve o cotrimoxazole?
- Quais os Glicopeptideos?
- Qual o motivo da Associação de trimetoprima e sulfametoxazol?
- Qual o mecanismo de ação do trimetoprima?
- Qual o benefício da sulfadiazina?
Como atuam as sulfonamidas?
As sulfonamidas agem impedindo que as bactérias produzam uma forma de ácido fólico de que necessitam para crescer e se multiplicar.
Quais são as sulfonamidas?
O grupo das sulfonamidas compreende seis drogas principais: sulfanilamida, sulfisoxazol, sulfacetamida, ácido para-aminobenzóico, sulfadiazina e sulfametoxazol, sendo as duas últimas de maior importância clínica.
Qual ação das sulfonamidas e trimetoprima?
O sulfametoxazol é uma sulfonamida de rápida absorção e excreção lenta, comumente empregado em associação com o trimetoprim, uma diamino-pirimidina, associação mais conhecida como cotrimoxazol. O efeito das duas drogas é bacteriostático, atuando em passos diferentes da síntese do ácido tetrahidrofólico (folínico).
Qual o mecanismo de ação da sulfadiazina?
Mecanismo de Ação: Inibe competitivamente a síntese do ácido fólico pelas bactérias; bacteriostático. — Sulfadiazina se distribui no líquor, onde atinge concentrações equivalentes a até 60% daquela detectada no plasma. Excreção urinária.
Qual a classe terapêutica e mecanismo de ação das sulfonamidas?
O mecanismo de ação das sulfonamidas está relacionado com a produção de ácido tetra-hidrofólicopelas bactérias, o derivado ativo do folato. Por isso, se faz necessária a revisão de como ocorre este processo de metabolização do ácido fólico.
Para que serve o cotrimoxazole?
Cotrimoxazol combate as infeções bacterianas. O medicamento consiste de dois antibióticos diferentes (sulfametoxazol e trimetoprima) que se reforçam reciprocamente.
Quais os Glicopeptideos?
Os principais representantes deste grupo são: vancomicina, teicoplanina e ramoplanina. Diversos glicopeptídeos estão em fase de pesquisa clínica e não são disponíveis no mercado nacional.
Qual o motivo da Associação de trimetoprima e sulfametoxazol?
O sulfametoxazol é comumente empregado em associação com o trimetoprim, uma diamino-pirimidina, associação mais conhecida como cotrimoxazol. O efeito das duas drogas é sinérgico, pois atuam em passos diferentes da síntese do ácido tetra-hidrofólico (folínico), necessária para a síntese dos ácidos nucléicos.
Qual o mecanismo de ação do trimetoprima?
Mecanismo de ação É um farmaco análogo do ácido fólico e como tal o substitui na enzima diidrofolato redutase bacteriana que o sintetiza. É portanto um antagonista do ácido fólico, inibindo a sua formação pela bactéria.
Qual o benefício da sulfadiazina?
Sulfadiazina, para o que é indicado e para o que serve? Sulfadiazina é eficiente no tratamento das infecções gonocócicas, estafilocócicas, estreptocócicas e meningocócicas.