Quais são os principais alvos moleculares da ação dos fármacos?
Índice
- Quais são os principais alvos moleculares da ação dos fármacos?
- Quais os 4 tipos de receptores Farmacologicos?
- Como agem os fármacos que são falso substratos para enzimas?
- O que é mecanismo de ação dos medicamentos?
- São características da ação específica dos fármacos?
- Quais são as quatro Superfamilias de receptores?
- Quais são os principais tipos de receptores?
- Qual a massa molecular do fármaco?
- Quais são as características físicas dos fármacos?
- Quais são os receptores de fármacos?
- Qual a velocidade de ação do fármaco?
Quais são os principais alvos moleculares da ação dos fármacos?
ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS receptores; canais iônicos; enzimas; transportadores (moléculas carregadoras). A maioria dos fármacos importantes age sobre um ou outro desses tipos de proteína, mas existem exceções.
Quais os 4 tipos de receptores Farmacologicos?
Com base na estrutura molecular e de seu mecanismo de transdução de sinal, podemos distinguir 4 tipos ou superfamílias de receptores:
- Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
- Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
- Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
- Tipo 4 – Receptores nucleares.
Como agem os fármacos que são falso substratos para enzimas?
Falso Substrato: A enzima irá atuar sobre ele, causando a produção de metabólitos anômalos que não poderão participar da via metabólica.
O que é mecanismo de ação dos medicamentos?
O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o receptor produzindo uma resposta terapêutica.
São características da ação específica dos fármacos?
Os fármacos de ação específica podem agir das seguintes formas: atuação sobre enzimas (ativação ou inibição), antagonismo, ação sobre membranas, ação na transcrição gênica. ... Outro mecanismo de ação muito comum dos fármacos é o antagonismo.
Quais são as quatro Superfamilias de receptores?
Com base na estrutura molecular e no tempo de ação dos receptores, podemos distinguir quatro tipos ou superfamílias que compreendem os canais iônicos; receptores acoplados à proteína G; receptores ligados à quinase e os receptores nucleares.
Quais são os principais tipos de receptores?
Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.
Qual a massa molecular do fármaco?
A massa molecular é um outro parâmetro ligado ao fármaco que influencia no momento da absorção, compostos com alto peso molecular (acima de 500Da) atravessam a membrana com muita dificuldade, quanto menor a massa molecular mais facilmente o composto atravessa a membrana plasmática.
Quais são as características físicas dos fármacos?
Com base nos conceitos apresentados, os fármacos apresentam características físico-químicas que podem influenciar durante o processo de absorção, a saber: 1 Lipossolubilidade e Hidrossolubilidade 2 Carga Elétrica 3 Massa Molecular 4 Estabilidade química 5 Velocidade de dissolução
Quais são os receptores de fármacos?
Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico. Proteínas possuidoras de um ou mais sítios que, quando ativados por substâncias endógenas, são capazes de desencadear uma resposta fisiológica. PRINCIPAIS ALVOS PARA AÇÃO DOS FÁRMACOS Receptores (receptores para ligantes reguladores endógenos)
Qual a velocidade de ação do fármaco?
Ao atingir a corrente sanguínea o fármaco irá se distribuir pelo organismo e durante esta etapa ele atingirá o seu local de ação, logo, percebe-se que a velocidade com que o fármaco atinge o seu local de ação dependerá da absorção e da distribuição.