Qual o mecanismo de ação dos antidepressivos?

Índice

Qual o mecanismo de ação dos antidepressivos?

Qual o mecanismo de ação dos antidepressivos?

O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA). Aminas terciárias inibem preferencialmente a recaptura de 5-HT e secundárias a de NE (tabela 3).

Qual é o risco de se associar IMAO e ISRs?

Crise hipertensiva: cefaleia, rigidez na nuca, rubor facial, taquicardia, sudorese, náusea e vômito. Associados ao IMAO os descongestionantes nasais, broncodilatadores e anestésicos: pode desencadear a crise; A observação destes sinais é válida para até 20 dias após o término do tratamento, se houver.

Qual a principal indicação para o uso de IMAOs?

A principal indicação para o uso de IMAOs é a depressão maior ou sintomas depressivos que não respondam ao tratamento convencional com outros antidepressivos. Outras indicações importantes são: transtorno de pânico e fobia social.

Como agem os medicamentos antidepressivos?

Como agem os medicamentos antidepressivos? Os especialistas não sabem exatamente como funcionam alguns antidepressivos. A maioria dos medicamentos antidepressivos funciona aumentando os níveis de neurotransmissores específicos no cérebro. Em geral, o que eles fazem é impedir que esses neurotransmissores sejam recapturados do espaço inter-sináptico.

Como o médico deve estar informado sobre seus efeitos colaterais?

Para além dos efeitos colaterais e da forma de ação, o médico também considera o estado de saúde e a idade da pessoa e o uso de outros medicamentos. Além disso, o médico também deve estar informado acerca de alguma doença que a pessoa possa ter.

Quais são os medicamentos que agem sobre a serotonina?

Além dos antidepressivos que agem sobre a serotonina e a noradrenalina, há ainda os inibidores seletivos da recaptação de dopamina (ISRD). Estes medicamentos costumam ser prescritos em casos de efeitos colaterais com ISRS, ou seja, com o aumento de serotonina. Um exemplo de uso é em casos de pessoas que sofrem com ejaculação retardada.

Postagens relacionadas: