Qual o mecanismo de ação dos glicosídeos cardiotônicos?

Índice

Qual o mecanismo de ação dos glicosídeos cardiotônicos?

Qual o mecanismo de ação dos glicosídeos cardiotônicos?

Abstract: Os glicosídeos cardioativos (GCs) são substâncias que atuam na bomba de sódio e potássio (NKA) do coração exercendo atividade inotrópica. O GC mais conhecido é a digoxina, empregado até hoje no tratamento da insuficiência cardíaca (IC).

Como agem os digitálicos?

Mecanismo de ação Os digitálicos inibem a bomba de sódio (ou Na+/K+ ATPase) que existe nas membranas das células, nomeadamente nos miócitos cardíacos. Apesar de essa proteína existir em todas as células, nas concentrações usadas terapeuticamente, só as células musculares e os neurónios são afectados significativamente.

Qual a principal indicação de uso dos glicosídeos cardíacos?

Os glicosídeos cardíacos digitálicos são utilizados sobretudo para aumentar o inotropismo dos miócitos cardíacos, mas também afetam células no músculo liso vascular e no sistema nervoso simpático. A despolarização normal do miócito cardíaco começa com a abertura dos canais rápidos de sódio.

O que é glicosídeos?

Glicosídeo compreende uma classe de substâncias químicas formadas pela união de moléculas de glúcido - glicídeos, gliconas ou "oses" (geralmente um monossacarídeo) - e um composto não glucídico, também chamado de aglicona.

Para que serve o medicamento Cardiotonicos?

Fármaco ou agente que aumenta a força e tonicidade do coração, melhorando a sua capacidade funcional. Que tonifica o coração.

Qual é a função dos digitálicos?

Os digitálicos ou glicosídeos cardíacos são substâncias que derivam de plantas da família da dedaleira (Digitalis sp.). Apresentam alta eficácia no tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e remodelagem cardíaca, sendo utilizada para este fim desde o século XIX.

O que é um medicamento Cardiotonico?

Os medicamentos cardiotônicos exercem atividade direta sobre as fibras musculares cardíacas aumentando a força contrátil do coração e exercem ações importantes na excitabilidade, automaticidade, velocidade de condução e períodos refratários do coração1,2.

Postagens relacionadas: