Como nomear cadeias carbônicas?

Índice

Como nomear cadeias carbônicas?

Como nomear cadeias carbônicas?

De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:

  1. Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal;
  2. Infixo: Indica o tipo de ligação encontrada na cadeia;
  3. Sufixo: Indica a função orgânica dos hidrocarbonetos terminando com a letra "o".

Quais os radicais da estrutura?

Radical é a denominação dada ao agrupamento neutro de átomos que apresenta um ou mais elétrons livres (valências livres). Dentre os radicais que apresentam elétron livre em átomo de carbono, os mais comuns são aqueles formados exclusivamente por carbono e hidrogênio.

Como nomear os Alcinos?

A nomenclatura dos alcinos normais é feita escrevendo-se o prefixo que indica o número de carbonos, o infixo “in” e o sufixo “o”....Os prefixos são os seguintes:

  1. C = met;
  2. C = et;
  3. C = prop;
  4. C = but;
  5. C = pent;
  6. C = hex;
  7. C = hept;
  8. C = oct;

Qual a diferença entre um radical e um substituinte?

Nesse ponto é interessante saber a diferença entre um radical orgânico e um substituinte. Quando um composto orgânico sofre uma cisão homolítica, isto é, uma ruptura de ligação entre um átomo de carbono e um átomo de hidrogênio da cadeia, na qual cada átomo fica com um elétron da ligação; dizemos que se formou um radical.

Qual a nomenclatura dos radicais?

A nomenclatura dos radicais orgânicos saturados, ou seja, daqueles que possuem somente ligações simples entre carbonos segue a seguinte regra: Os prefixos que indicam o número de carbonos são: 11 C = undec. Assim, veja os exemplos de nomenclatura dos radicais abaixo:

Quais são os radicais?

Mas os radicais são espécies químicas altamente instáveis e reativas, podendo facilmente tomar o lugar de outro átomo (normalmente o hidrogênio), na cadeia carbônica. Quando isso ocorre, ele se torna um substituinte.

Quais são os radicais orgânicos?

Radicais orgânicos são espécies ou conjunto de átomos ligados entre si e que apresenta um ou mais elétrons livres (valências livres).. Nos radicais orgânicos, um carbono tem um elétron desemparelhado, sozinho num orbital.

Postagens relacionadas: