Como o trabalhador rural contribui para o INSS?

Índice

Como o trabalhador rural contribui para o INSS?

Como o trabalhador rural contribui para o INSS?

No caso particular do segurado especial, ele contribuirá sobre a receita bruta (sem deduções) da comercialização da produção rural, na forma do artigo 25 da lei 8.212/91: 1,2% sobre o valor da venda total da produção; 0,1% sobre o valor da venda total para financiar os acidentes de trabalho.

Como cadastrar trabalhador rural no INSS?

- Para se filiar à Previdência Social ou se cadastrar no CEI (Cadastro Específico do INSS), o trabalhador rural deve comparecer a uma agência do INSS e apresentar a carteira de identidade, o CPF e um comprovante de residência.

Qual o valor que o trabalhador rural deve recolher INSS?

Assim, desde a edição da Lei 13.606/2018, a contribuição do segurado especial é de 1,2% sobre a produção rural e de 0,1% para financiamento das prestações por acidente de trabalho.

Como provar tempo trabalhado na área rural?

Veja a lista de documentos para comprovar o trabalho rural:

  1. Contrato individual de trabalho ou CTPS;
  2. Registro de imóvel rural;
  3. Comprovante de cadastro do INCRA;
  4. Notas fiscais de entrada de mercadorias;
  5. Bloco de notas do produtor rural;
  6. Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;

Como comprovar renda de trabalhador rural?

Solicitar comprovante de atividade rural

  1. Solicitar o comprovante de atividade rural. O interessado deve procurar uma unidade do Incra nos estados ou acessar a página da Sala da Cidadania para requerer o comprovante de atividade rural. ...
  2. Entregar a documentação. ...
  3. Receber o comprovante.

Como fazer a contribuição ao INSS?

Dependendo do valor que você decidir pagar, terá direito à aposentadoria por idade ou à aposentadoria por tempo de contribuição. Ainda existem outros benefícios na contribuição ao INSS, como salário-maternidade para mulheres, auxílio-doença e pensão para os familiares e dependentes. 5. Quero começar a contribuir. Como fazer a inscrição no INSS?

Quais são as categorias de contribuição do INSS?

São elas: o empregado rural, o trabalhador avulso, o contribuinte individual e o segurado especial. Tratam-se de categorias distintas e que merecem especial atenção, principalmente, no que tange à forma de contribuição para o INSS.

Qual idade posso começar a contribuir para o INSS?

3. Com qual idade eu posso começar a contribuir para o INSS? A partir dos 16 anos. “Existem casos, como na condição de contribuinte facultativo, em que o trabalhador pode pagar a previdência a partir dos 14 anos”, informa a contadora Andréa e especialista em direito previdenciário, Andréa Claudini.

Quanto os autônomos vão pagar de contribuição ao INSS em 2021?

Quanto os autônomos e MEIs vão pagar de contribuição ao INSS em 2021? Apesar de ser comum pensar somente no segurado especial como trabalhador rural, a Lei 8.213/91 prevê, na verdade, quatro espécies de categorias para aqueles que laboram nas lides campestres.

Postagens relacionadas: