Qual a função atribuída ao Supremo Tribunal Federal?
Índice
- Qual a função atribuída ao Supremo Tribunal Federal?
- Como são escolhidos os ministros do Supremo Tribunal Federal?
- Como se compõe o Supremo Tribunal Federal?
- Quem julga os crimes dos ministros do STF?
- Quem compõe o Superior Tribunal de justiça?
- Quais são os processos que chegam ao STF?
- Qual é a diferença entre o STF e o STJ?
- Quais são as ações tratadas pelo STF?
- Quem é o ministro do STF?

Qual a função atribuída ao Supremo Tribunal Federal?
Como dissemos no início deste post, o Supremo Tribunal Federal exerce a função de guardião da Constituição Federal. Ou seja, cabe ao STF fiscalizar as ações dos poderes Executivo e Legislativo, garantindo que estes atuem dentro da constitucionalidade.
Como são escolhidos os ministros do Supremo Tribunal Federal?
Os membros da corte, referidos como ministros do Supremo Tribunal Federal, são escolhidos pelo presidente da República entre os cidadãos com mais de 35 e menos de 65 anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Como se compõe o Supremo Tribunal Federal?
O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Quem julga os crimes dos ministros do STF?
Nos crimes de responsabilidade do Presidente da República e dos Ministros de Estado, a Câmara dos Deputados é tribunal de pronuncia e o Senado Federal, tribunal de julgamento; nos crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Procurador Geral da República, o Senado Federal é, simultaneamente ...
Quem compõe o Superior Tribunal de justiça?
O STJ é composto, de acordo com o artigo 104 da Constituição Federal, de no mínimo 33 ministros nomeados pela Presidência da República, sendo um terço dentre juízes dos Tribunais Regionais Federais (TRF), um terço dentre desembargadores dos Tribunais de Justiça (TJ) e um terço, alternadamente, dentre advogados e ...
Quais são os processos que chegam ao STF?
Processos que chegam ao STF têm três origens, mas na hora do julgamento eles se encontram OS CASOS DA CORTE O STF julga dois tipos de casos: acusações de inconstitucionalidade e crimes do alto escalão. No primeiro grupo, entra qualquer tipo de processo que acuse desrespeito a algum artigo da Constituição brasileira.
Qual é a diferença entre o STF e o STJ?
Entre suas funções principais, descritas no artigo 102 da Constituição Federal, estão definir se uma lei ou ato normativo federal ou estadual é constitucional e julgar o presidente, o vice-presidente, os membros do Congresso Nacional e o procurador-geral da República, além de seus próprios membros. 2. Qual é a diferença entre o STF e o STJ?
Quais são as ações tratadas pelo STF?
Há dois tipos de ações tratadas pelo STF: aquelas que envolvem leis ou normas que podem ir contra a Constituição ou cujos reús têm foro privilegiado. Este, como o nome já diz, é um privilégio concedido a autoridades políticas que não são julgadas em tribunais de primeira instância, como a maioria dos brasileiros.
Quem é o ministro do STF?
O ministro do STF é indicado pela Presidência da República, após aprovação da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, que deve verificar se o candidato tem "notório saber jurídico e reputação ilibada", ou seja, se é experiente e não foi processado nem pesam sobre ele denúncias graves, como corrupção.