O que faz o bicho-da-seda?
O que faz o bicho-da-seda?
O bicho da seda produz um casulo do qual se extrai os fios, para formar um tecido de toque suave, cobiçado no mundo inteiro e que nunca sai da moda, a seda, muito importante para o setor têxtil.
Como se desenvolve o bicho seda?
O ciclo de desenvolvimento do bicho-da-seda vai da eclosão do ovo até a transformação da lagarta em mariposa. O período em que vive como a lagarta é dividido em cinco fases ou idades, durante as quais é sempre alimentada com folhas da amoreira (Morus spp.).
O que acontece com o bicho-da-seda depois que faz o casulo?
O bicho-da-seda move a cabeça fazendo um trajecto em forma de 8, construindo assim o seu casulo, onde irá realizar a sua metamorfose (perde a sua pele – última muda) passando de larva a crisálida e depois a borboleta. Neste processo a lagarta perde cerca de 50 % do seu peso.
Qual o nome que se dá a criação do bicho-da-seda?
Bombyx mori L Conhecida como sericicultura, a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.) é uma prática antiga – já era usada há 4 mil anos na China Imperial para a obtenção das vestimentas utilizadas pelos membros da nobreza.
Como é fabricada a seda?
Como é fabricada a seda? A descoberta da seda pelo homem é repleta de lendas – e foi só através de milênios de trapaças e acordos comerciais que ela chegou até aqui. O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas.
Como é produzido o fio de seda?
O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas. A mais comum é a Bombyx mori, bicho-da-seda da amoreira, que responde por 95% da produção mundial. A sericultura moderna é mecanizada, porém o processo de produção é basicamente o mesmo há 5 mil anos. A descoberta da seda pelo homem é repleta de lendas.
Quais são as fibras da seda?
Esse processo faz com que as fibras da seda fiquem maleáveis e possam ser desenroladas como um fio. Os casulos são transferidos para máquinas fiandeiras, onde são desfeitos e transformados em fios. Depois, são colocados em carretéis, para fazer meadas, e estão prontos para a confecção.
Qual a origem da seda chinesa?
A lenda é tão fantasiosa que pode até ser verdadeira. Os chineses tiveram exclusividade na fabricação da seda por três milênios. Ciente do valor comercial do tecido que pode ser usado em dias quentes ou frios, o governo chinês proibiu a exportação de ovos de mariposas e sementes de amoreiras, condenando à morte os traficantes.