Qual a diferença entre biofilme dental e placa dental?

Índice

Qual a diferença entre biofilme dental e placa dental?

Qual a diferença entre biofilme dental e placa dental?

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.

O que é um biofilme dental como ocorre sua formação?

Quando comunidades bacterianas se organizam e se aderem a uma superfície, passam a se chamar biofilme. O biofilme dental é constituído por diversas espécies de microrganismos que se agrupam em uma massa densa aderida às superfícies da boca.

Porque as lesões iniciais de cárie em esmalte são mais esbranquiçadas?

A mancha branca está relacionada com a perda de mineral pelo esmalte que, quando diagnosticada em sua fase inicial, ainda apresenta-se parcialmente desmineralizada sendo passível de remineralização (GUIRADO et al., 2006).

O que é biofilme nos dentes?

O biofilme ou placa dentária é formado por uma massa concentrada e sólida, rica em polissacarídeos não calcificados e glicoproteínas salivares firmemente aglutinadas às faces dentárias ou a possíveis superfícies que estejam presentes na cavidade oral, onde na grande maioria essa placa desenvolve-se sobre a película ...

Para que serve o índice de biofilme?

Através deste índice o examinador é capaz de avaliar o acúmulo de placa bacteriana subgengival, o que não é avaliado por outros índices.

Qual a diferença de placa bacteriana e tártaro?

A acumulação de placa bacteriana e de tártaro nos dentes são problemas dentários comuns. Uma acumulação significativa de placa bacteriana pode resultar em cáries dentárias e doença das gengivas. O tártaro nos dentes é placa calcificada.

O que é placa sub e Supragengival o que é o cálculo dental?

O denominado supragengival é caracterizado por aderir a parte aparente do dente, ficando acima da borda da gengiva. Ele é facilmente identificado por sua coloração amarelada ou esbranquiçada. Já o tártaro subgengival não pode ser visto ao exame visual, ficando aderido ao dente em sua porção abaixo de gengiva.

O que são biofilmes e como são formados?

Os biofilmes são formados pela deposição e adesão de microrganismos em uma superfície de contato, formando uma matriz de exopolissacarídeos onde iniciam seu crescimento.

O que é o biofilme bacteriano e como ele é formado?

Biofilmes bacterianos são comunidades de bactérias envoltas por substâncias, principalmente açúcares, produzidas pelas próprias bactéria, que conferem a comunidade proteção contra diversos tipos de agressões que ela pode vir a sofrer como, por exemplo, a falta de nutrientes, o uso de um antibiótico ou algum agente ...

Quais estão presentes no biofilme dentário?

Estão presentes no biofilme dentário: polissacarídeos, células epiteliais descamadas, leucócitos, enzimas, sais minerais, glicoproteínas salivares, proteínas, pigmentos e restos alimentares. Evidenciou-se a presença de espaços ou canais de água entre as microcolônias bacterianas do biofilme.

Como ocorre a formação do esmalte dentário?

A formação da película ocorre através de uma ligação eletrostática entre os componentes salivares e a hidroxiapatita do esmalte. O esmalte dentário é formado por cristais de cálcio chamados de hidroxiapatita. Não podemos esquecer que a hidroxiapatita do esmalte está imersa num meio rico em saliva.

Qual o mecanismo de formação da película e do biofilme dental?

Mecanismo de Formação da Película e do Biofilme Dental Se a superfície do esmalte limpa for exposta à saliva, em questão de segundos, se tornará recoberta por um filme orgânico com uma formação altamente seletiva. A adsorção seletiva de proteínas é o provável mecanismo pelo qual a película é formada.

Qual a espessura da película do esmalte?

A película adere ao esmalte e a outras superfícies sólidas presentes na boca, sendo normalmente livre de bactérias. Sua espessura varia de 0,1 a diversos micrômetros e sua remoção pela escovação é dificultada pelo fato de ela não só recobrir a superfície dentária como também se adsorver e, algumas vezes, penetrar na superfície do esmalte até 3 µm.

Postagens relacionadas: