Onde estão as glândulas endócrinas que controlam o eixo HPA?

Índice

Onde estão as glândulas endócrinas que controlam o eixo HPA?

Onde estão as glândulas endócrinas que controlam o eixo HPA?

Um alvo importante dos glicocorticoides é o hipotálamo, que é o principal centro de controle do eixo HPA. A vasopressina pode ser vista como um "hormônio de conservação de água", sendo também conhecida como "hormônio antidiurético".

O que é supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal?

Supressão adrenal é a produção adrenal inadequada de cortisol em decorrência da supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

Qual a relação entre hipotálamo e sono?

O sistema gabaérgico inibitório do núcleo pré-óptico ventro-lateral (VLPO) do hipotálamo anterior é responsável pelo início e manutenção do sono NREM. Os neurônios supraquiasmáticos (NSQs) do hipotálamo anterior são responsáveis pelo ritmo circadiano do ciclo sono-vigília.

Quais são os hormônios endócrinos do eixo hipotálamo hipófise?

Hormônios produzidos Derivados na pró-opiomelanocortina (POMC): hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e hormônio a- melanócito- estimulante (a- MSH). Glicoproteicos: hormônio tireoestimulante (TSH), hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo- estimulante (FSH) e gonadotrofina coriônica (hCG).

O que é o eixo hipotálamo hipofisário?

O hipotálamo participa no controle das funções vegetativas e endócrinas do organismo, em parte pela tradução dos sinais elétricos oriundos do sistema nervoso central (SNC) em fatores humorais. O hipotálamo também libera a ocitocina (OC) e a arginina-vasopressina (AVP) na neuro-hipófise.

O que é uma crise adrenal?

A Insuficiência Adrenal (IA) é uma patologia de etiologia diversa que está associada à baixa produção dos glico e mineralocorticóides, hormônios produzidos no córtex das glândulas adrenais. Pode-se ter vários tipos de insuficiência adrenal e ainda várias classificações.

Qual a importância do eixo HPA no transtorno depressivo?

Estudos realizados mostram que, em deprimidos, o eixo HPA pode estar alterado, apresentando sua ativida- de aumentada ou diminuída, ou seja, o eixo pode estar em hipera tividade ou hipoatividade, resultando em níveis basais dos hormônios desse eixo aumentados ou diminuídos respec- tivamente.

Como tratar a insônia crônica?

Quando a insônia crônica é causada por distúrbios psicológicos como ansiedade generalizada ou transtornos de humor, por exemplo, a terapia pode ajudar. Existem várias abordagens terapêuticas que podem ser utilizadas para tratar a insônia, como por exemplo:

Quais são as abordagens para tratar a insônia?

Existem várias abordagens terapêuticas que podem ser utilizadas para tratar a insônia, como por exemplo: Educação e higiene do sono, que permite à pessoa adquirir hábitos de sono corretos que melhorem a qualidade do sono, evitando fatores externos que o prejudiquem, como ingestão de alimentos com cafeína ou de refeições muito pesadas.

Por que as pessoas começam a insônia?

Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia.

Quem é mais propensa a apresentar insônia?

Gravidez: a insônia também é comum com a gravidez. Idosos: pessoas acima dos 60 anos de idade, devido principalmente às alterações nos padrões de sono e a problemas de saúde. Pessoas com transtorno mental: como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e o transtorno de estresse pós-traumático são mais propensas a apresentar insônia.

Postagens relacionadas: