Qual a teoria de Merleau-Ponty?

Índice

Qual a teoria de Merleau-Ponty?

Qual a teoria de Merleau-Ponty?

O filósofo francês Maurice Merleau-Ponty exercitou em sua teoria reflexões sobre a fenomenologia, movimento filosófico segundo o qual, assim que algo se revela frente à consciência humana, o Homem inicialmente o observa e o percebe em completa conformidade com sua forma, do ponto de vista da sua capacidade perceptiva.

Como o corpo é percebido enquanto fenómeno através do pensamento de Merleau-Ponty?

Nessa perspectiva, o corpo percebe e é simultaneamente percebido. O corpo passa a ser nosso "ancoradouro no mundo" (Merleau-Ponty, 1945/1999, p. ... O corpo exerce um papel de mediação entre nós e o mundo; ele é natureza e, ao mesmo tempo, cultura.

Como Merleau-Ponty compreende o corpo e sua presença no mundo?

Em sua fenomenologia Merleau-Ponty compreende a reflexão e a existência como presença do ser no mundo, cuja expressividade o corpo possibilita e inaugura. As dimensões do cogito, da temporalidade e da liberdade são vistas como possibilidades do ser no mundo, expressões existenciais do sujeito encarnado.

Qual é a frase que sintetiza o pensamento de Merleau-Ponty?

"O mundo está ali antes de qualquer análise que eu possa fazer dele." "Não existe homem interior, o homem está no mundo, é no mundo que ele se conhece." "Trata-se de descrever, não de explicar nem de analisar." "Para ver o mundo e apreendê-lo como paradoxo, é preciso romper nossa familiaridade com ele."

Como se caracteriza a consciência em Merleau-Ponty?

A consciência para Merleau-Ponty será consciência perceptiva, sempre de alguma coisa “ali”, um acontecimento corporal: “a consciência é o ser para coisa Page 17 17 por intermédio do corpo”18.

Postagens relacionadas: