O que as fezes do gato pode causar?
Índice
- O que as fezes do gato pode causar?
- Como se pega a doença toxoplasmose?
- Como se contrai a doença de gato?
- O que acontece se dormir com gato?
- Quais as doenças que o gato pode transmitir ao ser humano?
- Como fazer um exame de toxoplasmose?
- Quais as estratégias para o controle da toxoplasmose congênita?
- Por que a toxoplasmose é perigosa?
- Quais são os sintomas de toxoplasmose presentes ao nascimento?
O que as fezes do gato pode causar?
O cocô do gato pode carregar o parasita Toxoplasma gondii, um organismo unicelular que cria agentes infecciosos, chamados oocistos. Estes oocistos podem infectar mulheres grávidas, causando problemas congênitos no bebê como surdez, convulsões, lesões oculares e retardo mental.
Como se pega a doença toxoplasmose?
As principais vias de transmissão da toxoplasmose são: Via oral (ingestão de alimentos e água contaminados) Congênita (transmitido de mãe para filho durante gestação), sendo raros os casos de transmissão por inalação de aerossóis contaminados, inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.
Como se contrai a doença de gato?
Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose.
O que acontece se dormir com gato?
Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo. O especialista, entretanto, reforça que é necessário atenção para a segurança de ambos os lados.
Quais as doenças que o gato pode transmitir ao ser humano?
7 Doenças que podem ser transmitidas pelos Gatos
- Alergia respiratória. ...
- Toxoplasmose. ...
- Micose de pele. ...
- Infecção por Bartonella henselae. ...
- Esporotricose. ...
- Síndrome da Larva migrans visceral. ...
- Ancilostomíase.
Como fazer um exame de toxoplasmose?
Tal fluido pode ser examinado para detectar a toxoplasmose, com 1% de risco de causar um aborto espontâneo. O exame pode servir para confirmar ou descartar uma infecção pelo parasita da toxoplasmose; porém, o resultado não serve para determinar se houve danos ao feto. Pergunte ao médico sobre a medicação que a gestante pode tomar.
Quais as estratégias para o controle da toxoplasmose congênita?
Utilizam-se duas estratégias básicas para o controle da toxoplasmose congênita: 1. TRIAGEM PRÉ-NATAL, recomendada nas regiões com elevada prevalência da infecção, isto é, onde as gestantes estão expostas a um maior risco de infecção, como é o caso do Brasil. Essa triagem tem por objetivo: a.
Por que a toxoplasmose é perigosa?
A toxoplasmose é uma doença perigosa em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos e em bebês. Discuta com o médico se é necessário realizar um exame de sangue caso você: [3] Esteja grávida ou planeja engravidar. A toxoplasmose pode ser transmitida ao feto no útero, causando problemas graves.
Quais são os sintomas de toxoplasmose presentes ao nascimento?
Sintomas de toxoplasmose presentes ao nascimento podem incluir: febre, eritema maculopapular, hepatoesplenomegalia, microcefalia, convulsões, trombocitopenia, e a tríade clássica: retinocoroidite, hidrocefalia e calcificações intracranianas.