Qual a importância do inspetor escolar no espaço escolar?

Índice

Qual a importância do inspetor escolar no espaço escolar?

Qual a importância do inspetor escolar no espaço escolar?

O Inspetor Escolar tem a função de integrar a escola com as normalidades e legislações que fazem parte da documentação de uma unidade escolar. ... Desta forma, vale a pena ressaltar a sua contribuição para que haja um avanço na qualidade do ensino e o desenvolvimento na vida escolar do aluno.

Qual a formação do inspetor escolar?

A média salarial para Inspetor Escolar no Brasil é de R$ 1.358,00. A formação mais comum é de Graduação em Pedagogia.

Qual a importância da inspeção escolar?

Segundo o parecer, a inspeção cuida da organização e funcionamento das escolas em todos os seus aspectos. Assim, cabe à inspeção vigiar e controlar, bem como, avaliar, orientar, corrigir, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.

O que faz o inspetor de alunos?

Zela pela segurança do aluno nas dependências da escola, inspecionando seu comportamento, orientando sobre regras, procedimentos, regimento escolar e cumprimento de horários e organiza o ambiente escolar.

O que é a inspeção escolar?

A inspeção escolar é uma das funções compreendidas no artigo 64 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9394/96, que define as carreiras para a atuação em administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional na Educação Básica, no Brasil.

Qual a função de um servente de escola?

​Conheça o Setor: Serventes de Escola Nas escolas precisam manter limpas e em boas condições de uso todas as instalações, zelar pelas dependências do estabelecimento, atender às solicitações dos professores quanto à limpeza das salas.

O que precisa para ser inspetor?

O que é preciso para ser Inspetor?

  1. Ser brasileiro;
  2. Ter 18 anos;
  3. Ter curso superior em qualquer área;
  4. Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
  5. Ter carteira de habilitação categoria 'B', no mínimo.

O que faz a inspeção escolar?

O papel da inspeção escolar: As atribuições da inspeção escolar estão relacionadas ao funcionamento e à organização das unidades escolares da Educação Básica. Trata-se de uma função de verificadora da conformidade legal das escolas e de corretiva dos desvios dos atos e procedimentos.

Quando surgiu a inspeção escolar?

Finoto (2010), afirma que a Inspeção Escolar aparece, pela primeira vez, na legislação do Ensino em 1932, na reforma de Campos do Ensino Secundário (Decreto - Lei nº. 21.241, de 32-artigos 63 a 86). ... 501, de 34), função essa que só veio a ser extinta em 1974, na vigência da Lei Estadual nº 6.

O que caracterizou o período confessional da Inspeção escolar foi?

Apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs. Questão 744 de Gestao E Inspecao Escolar I, Ii, Iii 7ª) O que caracterizou o períodoconfessional” da Inspeção escolar, foi: A forte influência religiosa exercida pela Igreja Católica. A forte influência exercida pelo Estado,nos países europeus.

Qual a atuação do inspetor escolar?

Artigo de estudo bibliográfico, que objetiva apontar a atuação do Inspetor Escolar nas Instituições de Ensino, cuja função essencial é pensar a escola enquanto espaço privilegiado de aprendizagem e de gestão democrática e participativa, buscando normatizar os aspectos técnico-administrativos e pedagógicos, norteado pela legislação vigente.

Qual o papel do inspetor escolar no processo democrático?

Por isso, é um agente Político. Portanto, o papel do Inspetor Escolar no processo democrático é de fundamental importância social sob o ponto de vista educacional, pois se torna os “olhos”, a presença ou a representação, a ação do Estado ou do órgão executivo e Legislativo “in loco”, nas Instituições de Ensino.

Por que a inspeção escolar não foi assim?

A Inspeção Escolar está ligada a vários fatores que contribuem com o processo democrático da comunidade escolar. Evidentemente, nem sempre foi assim.

Qual o papel do pedagogo escolar na organização pedagógica do ensino fundamental?

Resumo O presente trabalho questiona as relações que se estabelecem entre a ação do pedagogo escolar, como agente articulador da prática do professor, na organização pedagógica dos primeiros anos do ensino fundamental.

Postagens relacionadas: