Como Bergson define memória pura ou espontânea?
Índice
- Como Bergson define memória pura ou espontânea?
- O que é a memória para Bergson?
- O que é a memória pura ou espontânea?
- Qual é a relação entre imagem e memória?
- Qual a definição de memória pura?
- Como Maurice Halbwachs explica memória como algo coletivo?
- O que é memória para a filosofia?
- O que é memória imagética?
- O que devemos entender por memória coletiva?
- O que significa a palavra em memória?
Como Bergson define memória pura ou espontânea?
É a verdadeira memória. Bergson toma o exemplo da lembrança da aprendizagem da lição aprendida de cor. É um facto datado que não posso recrear. A memória pura ou memória lembrança permite saber que a lição foi aprendida no passado e que não é “inata”.
O que é a memória para Bergson?
O filósofo Bergson faz aproximações com a lembrança distinguindo-a sob duas óticas: lembrança espontânea e lembrança aprendida. A lembrança espontânea, perfeita, em que o tempo nada poderá acrescentar à sua imagem sem desnaturá-la, conservando para a memória seu lugar e sua data.
O que é a memória pura ou espontânea?
A memória-pura: ou memória propriamente dita é a que não nescessita da repetição para conservar algo na lambrança, ela guarda pelo envolvimento emocional com o fato, pela valorização e importancia desse conhecimento.
Qual é a relação entre imagem e memória?
A noção de imagem-lembrança aprofunda aquela definição da imagem-movimento, enquanto esta se refere de um modo mais imediato à maneira pela qual nos relacionamos com as coisas do mundo, aquela se refere às condições psicológicas dessa relação, dando especial relevo ao papel desempenhado pela memória.
Qual a definição de memória pura?
A memória-pura: ou memória propriamente dita é a que não necessita da repetição para conservar algo na lembrança, ela guarda pelo envolvimento emocional com o fato, pela valorização e importam cia desse conhecimento.
Como Maurice Halbwachs explica memória como algo coletivo?
A memória coletiva encontra seu lugar na tradição e, ao mesmo tempo, dinamiza as tradições, num processo semelhante ao que foi descrito com relação às lembranças no contexto dos quadros sociais. A memória coletiva tem uma forte tendência a transformar os fatos do passado em imagens e idéias sem rupturas.
O que é memória para a filosofia?
Para Aristóteles, a memória não consiste somente em conservar os traços do passado e tomá-los novamente por objetos. O tratado Da memória e da reminiscência examina mais geralmente o papel das imagens no exercício do pensamento.
O que é memória imagética?
Obras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representação. Aborda conceitos de memória visando demonstrar suas dimensões e alcance, e contextualizar a indexação de documentos como processo gerador de dispositivos de memória.
O que devemos entender por memória coletiva?
A memória coletiva é um conceito historiográfico definido como um repositório abstrato de informações referentes a uma comunidade, grupo ou lugar que se constitui a partir de memórias individuais em seu processo de interação social.
O que significa a palavra em memória?
In memoriam é uma expressão em latim que significa "em memória" ou "em lembrança". Costuma estar presente em obituários, epitáfios, citações e placas comemorativas.