Como os alimentos podem afetar a absorção dos medicamentos?
Índice
- Como os alimentos podem afetar a absorção dos medicamentos?
- Como o pH do meio interfere na absorção de fármacos?
- Como os alimentos podem interferir com a absorção dos fármacos?
- Qual a influência dos nutrientes sobre a absorção dos fármacos?
- Como pode-se definir a absorção do fármaco?
- Posso exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis?
- Por que a falta de estabilidade química pode causar redução da absorção?
![Como os alimentos podem afetar a absorção dos medicamentos?](https://i.ytimg.com/vi/y681IH53KEU/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCWuZ_zXIvooqhXrUE6AAMZyLtyMQ)
Como os alimentos podem afetar a absorção dos medicamentos?
Os alimentos podem aumentar, retardar ou diminuir a absorção de fármacos. Eles prejudicam a absorção de muitos antibióticos. Podem alterar o metabolismo dos fármacos; p. ex., dietas hiperproteicas podem acelerar o metabolismo de determinados fármacos pela estimulação do citocromo P-450.
Como o pH do meio interfere na absorção de fármacos?
Se o pH do meio for menor que 8, o fármaco se apresentará mais na sua forma iônica (BH+), sendo assim não-lipossolúvel, permanecendo aprisionado nesse compartimento. Indo mais a fundo: se o pH do meio for 6, por exemplo, teremos uma fração x% ionizada.
Como os alimentos podem interferir com a absorção dos fármacos?
Os medicamentos e os alimentos podem interagir entre si de forma benéfica ou indesejável. No primeiro caso, facilitando a absorção ou diminuindo seus efeitos colaterais. Por outro lado, pode impedir tal absorção, diminuindo sua eficácia e comprometendo o tratamento de determinada enfermidade.
Qual a influência dos nutrientes sobre a absorção dos fármacos?
A influência dos nutrientes sobre a absorção dos fármacos depende do tipo de alimento, da formulação farmacêutica, do intervalo de tempo entre a refeição e sua administração e do volume de líquido com o qual ele é ingerido.
Como pode-se definir a absorção do fármaco?
Pode-se definir, resumidamente, a absorção como sendo a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea, por sua vez, a distribuição seria caracterizada pelo transporte reversível do fármaco para outros sítios do organismo. Em ambos os casos há a necessidade de transpor a membrana plasmática.
Posso exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis?
O alimento pode exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis (p. ex., griseofulvina), reduzi-lo para fármacos degradados no estômago (p. ex., penicilina G) ou ter pouco ou nenhum efeito.
Por que a falta de estabilidade química pode causar redução da absorção?
A falta de estabilidade química pode resultar em compostos com baixa lipossolubilidade ou compostos ionizados, em ambos os casos ocorre redução da absorção.