Como os diferentes polimorfos podem interferir na biodisponibilidade dos fármacos?
Índice
- Como os diferentes polimorfos podem interferir na biodisponibilidade dos fármacos?
- Quais a influência do polimorfismo na farmacocinética de uma droga em uma formulação farmacêutica?
- Quais os impactos do polimorfismo na indústria farmacêutica?
- Quais as técnicas mais utilizadas para determinação da cristalinidade do fármaco?
- Quando dois cristais podem ser chamados de polimorfos?
- Qual a relação entre polimorfismo e biodisponibilidade?
- O que seria o polimorfismo de fármacos?
- O que é polimorfismo dos insumos farmacêuticos?
- O que é polimorfismo estrutura cristalina?
- Quais as principais técnicas utilizadas no estudo do polimorfismo?
- Qual o fator relevante para o farmacêutico?
- Qual a possibilidade de atuação do farmacêutico esteta?
- Quais serviços o farmacêutico deve realizar na saúde estética?
Como os diferentes polimorfos podem interferir na biodisponibilidade dos fármacos?
A conseqüência mais importante do polimorfismo é a possível diferença na biodisponibilidade das diferentes formas polimórficas de um fármaco, particularmente quando a substância é pouco solúvel. A velocidade de absorção de um fármaco depende, em geral, da sua velocidade de dissociação.
Quais a influência do polimorfismo na farmacocinética de uma droga em uma formulação farmacêutica?
O polimorfismo impacta diretamente no desenvolvimento de fármacos sólidos uma vez que altera a sua biodisponibilidade, assim como a velocidade de dissolução e a velocidade de absorção.
Quais os impactos do polimorfismo na indústria farmacêutica?
O polimorfismo tem influência direta no aspecto econômico de uma indústria farmacêutica, pois envolve patentes de diferentes formas de uma mesma substância ou, então, de novas formas de substâncias já comercializadas.
Quais as técnicas mais utilizadas para determinação da cristalinidade do fármaco?
Existem duas principais técnicas para caracterizar o grau de cristalização dos polímeros, DSC e o DRX. Esse trabalho compara as técnicas de DSC e DRX na obtenção do grau de cristalinidade do PP e do PEAD.
Quando dois cristais podem ser chamados de polimorfos?
Polimorfismo é o fenômeno em que os sólidos, cristalizam-se em mais de uma estrutura cristalina, ou seja, podem ser constituídos de uma mesma molécula e terem estruturas tridimensionais de empacotamento cristalino bastante distintas.
Qual a relação entre polimorfismo e biodisponibilidade?
A influência do polimorfismo na biodisponibilidade é considerada a mais importante consequência do fenômeno na área farmacêutica e ocorre quando existe dependência entre a velocidade de dissolução in vivo e a velocidade de absorção.
O que seria o polimorfismo de fármacos?
Introdução ao polimorfismo de fármacos Polimorfismo é o fenômeno em que os sólidos, cristalizam-se em mais de uma estrutura cristalina, ou seja, podem ser constituídos de uma mesma molécula e terem estruturas tridimensionais de empacotamento cristalino bastante distintas.
O que é polimorfismo dos insumos farmacêuticos?
Polimorfos: IFAs com mesma fórmula química, mas com diferentes estruturas cristalinas. Na indústria farmacêutica, o termo “polimorfismo” é utilizado do modo mais amplo possível, englobando tanto as formas cristalinas ordenadas (arranjos organizados das moléculas) quanto às formas amorfas (arranjos desordenados).
O que é polimorfismo estrutura cristalina?
Polimorfismo é o fenômeno em que os sólidos, cristalizam-se em mais de uma estrutura cristalina, ou seja, podem ser constituídos de uma mesma molécula e terem estruturas tridimensionais de empacotamento cristalino bastante distintas.
Quais as principais técnicas utilizadas no estudo do polimorfismo?
Diversas técnicas analíticas são empregadas na caracterização e estudo das transições de fase cristalina. Entre as várias técnicas utilizadas, será dada ênfase à análise térmica, DSC e termogravimetria (TG), espectroscopia de infravermelho com Transformada de Fourier (FT-IR) e a difração de raios X.
Qual o fator relevante para o farmacêutico?
Outro fator relevante é o conhecimento que o farmacêutico tem de fisiologia e de medicamentos, isso permite uma escolha adequada de produtos em relação a ação dele no organismo do cliente.
Qual a possibilidade de atuação do farmacêutico esteta?
Outra importante possibilidade de atuação do farmacêutico esteta é na assistência farmacêutica de dermocosméticos e de nutricosméticos em farmácias e drogarias. É importante ressaltar que o CFF e a ANVISA não permitem realizar procedimentos estéticos dentro de farmácias e drogarias, mesmo tendo um espaço adaptado.
Quais serviços o farmacêutico deve realizar na saúde estética?
O Farmacêutico para se tornar esteta deve ter capacidade técnica e científica para realizar procedimentos e recursos terapêuticos estéticos, ter registro profissional no Conselho Regional de Farmácia e também deve atuar com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica. Quais serviços o farmacêutico esteta pode realizar na saúde estética?