Como a ionização é o pH podem afetar a absorção de fármacos?

Índice

Como a ionização é o pH podem afetar a absorção de fármacos?

Como a ionização é o pH podem afetar a absorção de fármacos?

A ionização afeta não apenas a velocidade com a qual os fármacos atravessam as membranas, mas também a distribuição de equilíbrio das moléculas dos fármacos entre compartimentos aquosos, se houver diferença de pH entre eles.

Qual o pH do meio de um fármaco?

Considerando-se que a forma não ionizada de um fármaco é mais lipossolúvel que a forma ionizada, o pH do meio é um parâmetro que influencia diretamente na passagem dos fármacos através das membranas biológicas e, portanto, este parâmetro é determinante dos processos de absorção, transporte e excreção dos fármacos.

Qual a absorção de um fármaco?

Se um fármaco é inadequadamente absorvido, seus efeitos sistêmicos inexistem. A absorção está na dependência trans-membrana. Também depende de fluxo de sanguíneo no sítio absortivo, extensão e espessura da superfície de absorção e vias de administração escolhidas.

Como são absorvidos os fármacos ácidos no intestino?

Assim sendo, os fármacos ácidos são melhor absorvidos no estômago, pois nesta região, o pH ácido dificulta sua dissociação, promovendo sua difusão passiva pela porção lipofílica da bicamada da membrana. Os fármacos básicos são absorvidos preferencialmente no intestino.

Qual a velocidade de absorção do fármaco?

Absorção subcutânea e submucosa : Rápida, pois o fármaco só necessita ultrapassar as células endoteliais para chegar à corrente circulatória. O fluxo sanguíneo é o maior determinante da velocidade de absorção. Absorção intraperitoneal : Rápida, por envolver superfície ampla e ricamente vascularizada.

Postagens relacionadas: