Como o período homérico chega ao fim?
Índice
- Como o período homérico chega ao fim?
- O que marcou o período homérico?
- O que marca o período pré-homérico?
- Quais foram as consequências da desintegração das genos?
- Quais foram os principais acontecimentos do período arcaico?
- Como funcionava o sistema gentílico?
- Quais são as características do período homérico?
- Qual foi o período homérico da Grécia Antiga?
- Quais são os poemas escritos por Homero?
Como o período homérico chega ao fim?
O período homérico refere-se ao período da história da Grécia antiga que começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.; e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C. Tais informações baseiam-se na literatura épica de Homero e nos primeiros registros ...
O que marcou o período homérico?
Com nome inspirado nos poemas de Homero, o período homérico marcou a constituição da civilização grega. ... Os dois poemas, escritos provavelmente no século VI a.C., narram o último ano da Guerra de Troia (Ílion, para os gregos) e o retorno de Odisseu (conhecido também como Ulisses) para seu reino após a guerra.
O que marca o período pré-homérico?
O Período Pré-Homérico ocorreu entre 20 a.C.: - Época de ocupação do território da Grécia; - Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense; - Invasão dos Dórios no final desse período provocando a dispersão dos povos dessa região e a ruralização.
Quais foram as consequências da desintegração das genos?
As principais conseqüências da desintegração dos genos foram: - Surgimento da propriedade privada e da sociedade de classes a partir da divisão das terras: Eupátridas (melhores terras), Georgóis (piores terras) e Thetas (sem terras).
Quais foram os principais acontecimentos do período arcaico?
Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.
Como funcionava o sistema gentílico?
O genos constituía a primitiva unidade econômica, social política e religiosa dos gregos. Todo o grupo vivia sob a autoridade do pater (patriarca) que, ao morrer, era sucedido pelo primogênito, e assim sucessivamente.
Quais são as características do período homérico?
Resumo: Características do Período Homérico Com a invasão dos povos dórios nas regiões gregas, a sociedade da época sofreu no período anterior a diáspora grega (dispersão de diversos povos), visto a maneira violenta que eles tomaram e destruíram diversas cidades da Hélade grega.
Qual foi o período homérico da Grécia Antiga?
O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”. Períodos da Grécia Antiga
Quais são os poemas escritos por Homero?
Acredita-se que ambos os poemas tenham sido escritos por volta do século VI a.C., relatando os últimos momentos da Guerra de Troia e o retorno de Odisseu para o reino após o enfrentamento. Os poemas Ilíada e Odisseia escritos por Homero são as principais fontes históricas que correspondem ao período da invasão dórica e a criação das genos.