Como o lactato é eliminado?

Índice

Como o lactato é eliminado?

Como o lactato é eliminado?

O lactato produzido no músculo vai para a corrente sanguínea e daí para o fígado, onde é removido do sangue e metabolizado.

Como a célula pode aproveitar o lactato?

O lactato, por ser um composto formado por carbono, oxigênio e hidrogênio, pode, depois de formado, ser utilizado para proporcionar “vida” às células que o utilizarem. Essa “vida” pode ser traduzida, biologicamente, em ATP e glicose.

Como ocorre o tamponamento intracelular de lactato?

Metabolismo do lactato e tamponamento. O lactato pode sair e entrar de todas as células que possuem um transportador para ele (chamado de transportador de monocarboxilato – MCT), através do cotransporte lactato + H+ (em razão molecular de 1:1), o que evidencia um papel de controle de pH por meio da remoção do lactato5.

Como ocorre a produção do ácido lático?

A produção de ácido lático se dá por meio da fermentação da lactose pela bactéria Streptococcus lactis. Industrialmente, é fabricado pela fermentação controlada de hexoses de leite, milho e melaço.

Porque o exercício de alta intensidade eleva os níveis de lactato?

Essa variação ocorre porque durante alguma atividade física intensa, há o acúmulo de metabólicos, como o ácido láctico, sendo acompanhado por uma queda de pH tecidual (GLADDEN, 2000). Durante o repouso, as concentrações de lactato sanguíneos estão reduzidas.

Qual a quantidade de lactato no sangue?

Este exame mede a quantidade de lactato no sangue, mais raramente no líquido cefalorraquidiano (LCR). O lactato é um produto do metabolismo celular. Dependendo do pH, pode estar presente na forma de ácido láctico. No entanto, com o pH neutro do corpo, a maioria estará presente na forma de lactato.

Como realizar o exame do lactato?

Para realizar o exame do lactato não é necessário realizar jejum, no entanto é recomendado que a pessoa esteja em repouso, já que a atividade física pode alterar os níveis de lactato e, dessa forma, influenciar o resultado do exame.

Como os níveis de lactato podem ser medidos?

Os níveis de lactato podem ser medidos periodicamente para ajudar a monitorar hipóxia e resposta ao tratamento, quando o paciente estiver sob tratamento de alguma doença/estado clínico aguda, como septicemia, choque ou in farto agu do do miocárdio, ou de uma doença/estado clínico crônica, como insuficiência cardíaca congestiva,.

Como realizar a dosagem de lactato?

Dessa forma, ao realizar a dosagem de lactato é possível verificar se o paciente está respondendo do tratamento ou se é necessário alterar o plano terapêutico e aumentar os cuidados de acordo com a diminuição ou aumento dos níveis de lactato.

Postagens relacionadas: