Como o trabalho pode afetar a saúde do trabalhador?

Índice

Como o trabalho pode afetar a saúde do trabalhador?

Como o trabalho pode afetar a saúde do trabalhador?

Ambientes com altas demandas, metas inalcançáveis, pressão psicológica, visão do trabalho como “sem importância”, assim como o completo oposto-tarefas monótonas- são fatores que contribuem para distúrbios psicológicos. Levando, inclusive, ao desenvolvimento de ansiedade e depressão.

Como o trabalho pode afetar a saúde mental?

A análise da OMS aponta que um local de trabalho considerado “ruim” ou “negativo” pode afetar diretamente na saúde mental dos indivíduos, gerando problemas como alto nível de estresse, transtorno de ansiedade, depressão e até dependência química.

Como o estresse no trabalho pode afetar a saúde dos trabalhadores?

A pesquisa da Isma constatou que o estresse no trabalho provoca dores musculares em 89% dos entrevistados. Cansaço (72%) e distúrbios do sono (39%) vêm logo depois. Entre os sintomas emocionais, estão a ansiedade (86%), angústia (81%) e irritação (68%).

Quando o trabalho faz mal à saúde?

É preciso buscar qualidade de vida no trabalho. A primeira medida é buscar assistência especializada, mesmo quando não há um dano físico. Sempre vale a pena procurar orientação quando perceber sinais e sintomas de sofrimento psicológico.

Qual o papel da empresa na saúde no ambiente de trabalho?

O comprometimento com a saúde do trabalhador gera um círculo de respostas positivas dentro da empresa, sendo uma estratégia que irá fortalecer a cultura organizacional e a imagem da organização. Contudo, não basta apenas seguir o que é estipulado nas normas trabalhistas.

Quais são os problemas que prejudicam a saúde mental do trabalhador dentro e fora da empresa?

A depressão e a ansiedade são males do século e podem atingir negativamente tanto o convívio dos funcionários, quanto a saúde financeira do negócio. Visto que, os acometimentos psíquicos tendem a gerar um ambiente de tensão na empresa e uma rotatividade maior dos servidores.

Como o estresse pode contribuir negativamente na qualidade de vida?

Contudo, em níveis elevados, o estresse é extremamente prejudicial à nossa saúde, reduzindo a nossa produtividade e favorecendo o surgimento de doenças físicas e psicológicas, como a ansiedade e depressão.

Postagens relacionadas: