Como a TENS promove analgesia?

Índice

Como a TENS promove analgesia?

Como a TENS promove analgesia?

Estimulação elétrica transcutânea (TENS) é uma modalidade terapêutica que promove analgesia, através da emissão de estímulos elétricos à pele por meio de eletrodos posicionados nas áreas dolorosas ou próximas a elas.

Quais os efeitos biofísicos que levam a analgesia pelo TENS?

Os efeitos fisiológicos da eletroterapia sobre o sistema neuromúsculo-esquelético são: analgesia, estimulação muscular, vasodilatação, redução de edema, diminuição da inibição reflexa, facilitação na cicatrização de lesões em tecidos moles e facilitação da consolidação de fraturas (19).

Para que o TENS é utilizado?

O TENS, também conhecido por neuroestimulação elétrica transcutânea, é um método de fisioterapia que pode ser realizado no tratamento de dores crônicas e agudas, como no caso de dor lombar, ciática ou tendinite, por exemplo.

O que é estimulação elétrica transcutânea?

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) envolve a transmissão de energia elétrica de um estimulador externo para o sistema nervoso periférico, através de eletrodos de superfície conectados na pele3. É uma técnica simples e eficiente, muito utilizada para o alívio da dor4.

Como ocorre a analgesia de acordo com a teoria das comportas?

Melzack e Wall propuseram, em 1965, a teoria do controle da comporta, que é explicada da seguinte maneira: impulsos de dor passam através de uma “comporta” para alcançar o sistema espino-talâmico lateral. Impulsos dolorosos são transmitidos por fibras nervosas de grande e de pequeno diâmetro.

Qual o objetivo do Fes?

O que é FES? A corrente FES, por sua vez, tem aplicação ligeiramente diferente. Muito embora exija a fixação de eletrodos sobre o local a ser tratado, o protocolo tem um objetivo bem diferente: provocar contrações musculares e, a partir do estímulo, tratar e reabilitar lesões musculoesqueléticas.

Quais os efeitos terapêuticos da eletroestimulação?

Relaxamento muscular. Diminuição de contraturas musculares. Auxilia na regeneração dos tecidos moles. Estimula a cicatrização óssea em fraturas.

Pode usar o TENS todo dia?

Como o TENS funciona A intensidade da frequência é indicada de acordo com cada tipo de lesão. Por exemplo, se sua dor é crônica pode ser utilizado uma frequência baixa, cerca de 25Hz. Já em casos de dor aguda pós-operatória, a frequência pode ser mais alta, cerca de 1Hz.

O que é transcutânea?

Que se faz através da pele; que atravessa a pele (ex.: estimulação transcutânea).

Qual o mecanismo analgésico da TENS?

A atividade gerada nas fibras A-beta inibe a atividade em curso dos neurônios nociceptivos no corno dorsal da medula espinal. Adicionalmente, o mecanismo analgésico da TENS parece também estar relacionado à ativação de receptores para opióides endógenos, na medula espinal.

Posso fazer o tratamento com o TENS?

O uso do TENS não tem contra indicação, nem efeito colateral como já falamos, mas alguns pacientes com algumas condições médicas não podem submeter ao tratamento como mulheres grávidas ou que estão amamentando. Pessoas com marcapasso e com distúrbio do ritmo cardíaco também não devem fazer o tratamento com o TENS.

Por que o TENS é indicado para doenças?

O TENS é indicado para quais doenças? Além do tratamento pós-operatório, o TENS também pode ser usado em alguns procedimentos para aliviar dores de algumas doenças, sendo vários os problemas indicados, como dor no pescoço.

Como usar o TENS durante a gravidez?

Os riscos de usar aparelhos de TENS durante a gravidez são desconhecidos. Por isso, não use sem consultar o médico. Algumas mulheres acham a TENS útil para aliviar as dores durante o trabalho de parto, mas jamais faça uso sem perguntar ao médico se é seguro para o bebê. Se estiver em dúvida quanto ao risco da TENS no seu caso, consulte seu médico.

Postagens relacionadas: