Como é o ensino da língua portuguesa para o surdo atualmente?
Índice
- Como é o ensino da língua portuguesa para o surdo atualmente?
- Quem é surdo escreve?
- O que é ser um surdo oralizado?
- Qual a forma correta da aquisição do português escrito mais adequada por parte do sujeito surdo?
- Qual a importância da língua para o surdo?
- Por que o Surdo não fala português?
- Qual é a segunda língua dos surdos?
- Como é a educação dos surdos?
Como é o ensino da língua portuguesa para o surdo atualmente?
Com base na concepção discursiva de língua, o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para os alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases, daí a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais.
Quem é surdo escreve?
Até hoje no Brasil os surdos, usuários da língua brasileira de sinais não tem como escrever em sua própria língua. Isto quer dizer que para escrever usam o português escrito, sua segunda língua.
O que é ser um surdo oralizado?
São indivíduos que lêem lábios, que falam (ou não), que dominam o português escrito (e até outras línguas) e que usam (ou não) a tecnologia para voltar a ouvir.
Qual a forma correta da aquisição do português escrito mais adequada por parte do sujeito surdo?
Assim, necessariamente, os alunos surdos deveriam ser alfabetizados em Libras para depois iniciar a alfabetização na Língua Portuguesa escrita. Nesse caso, Stumpf (2004, p. 158) destaca que “a aquisição da escrita em sinais vai funcionar como suporte para a aprendizagem do português escrito”.
Qual a importância da língua para o surdo?
A língua é de vital importância no processo de significar e interagir com o mundo, sendo tão imprescindível que sua ausência isentaria o homem da principal marca que nos distingue dos outros animais. O surdo tem comunidade própria, cuja característica é justamente o fato de possuir uma língua distinta.
Por que o Surdo não fala português?
O surdo tem comunidade própria, cuja característica é justamente o fato de possuir uma língua distinta. Ele é “estrangeiro” em seu próprio país. Diferente do que as pessoas pensam, a maioria dos surdos não fala o português. Porém, o surdo é perfeitamente capaz de aprender o português, dominando a leitura e a escrita…
Qual é a segunda língua dos surdos?
Português é a segunda língua dos surdos. A Língua Brasileira de Sinais é a sua primeira língua. Pela sua natureza visual, espacial e gestual, é a que melhor atende ao processo de percepção e apreensão da realidade.
Como é a educação dos surdos?
A educação dos surdos é um assunto para outro post, já que é uma grande discussão na comunidade surda. O ponto principal aqui é chamar a atenção para como é primordial a gente conhecer mais sobre o universo da surdez. No final das contas a decisão sobre a nomenclatura é individual, mas a gente precisa entender os significados que existem por trás!