Como voleibol sentado auxilia na integração social dos portadores de deficiência?

Índice

Como voleibol sentado auxilia na integração social dos portadores de deficiência?

Como voleibol sentado auxilia na integração social dos portadores de deficiência?

No âmbito motor, podemos perceber a melhora na resistência física e o favorecimento de sua adaptação ou readaptação física global, enquanto na esfera psíquica e social, podemos observar ganhos variados, como a melhora da auto-estima, integração social e redução da agressividade.

Como o voleibol sentado promove a inclusão no esporte?

Os resultados apontam que a prática do esporte adaptado, como o voleibol sentado, potencializou a qualidade de vida dos praticantes, com destaque aos aspectos como socialização e autoestima dos envolvidos, contribuindo nos processos de inclusão socioeducacional.

Porque o voleibol sentado é importante para a inclusão social?

O vôlei sentado pode até parecer um esporte fácil, porém é considerado um dos esportes paralímpicos mais rápidos, sendo jogado atualmente em mais de 50 países. Prevenir doenças secundárias e promover a inclusão estão entre os principais aspectos que a prática da modalidade proporciona.

Como podemos adaptar o voleibol para pessoas deficientes?

No vôlei sentado, o jogador deve ter contato com a quadra com uma parte do corpo entre o ombro e os glúteos sempre que tocar a bola. É proibido erguer-se ou pôr-se de pé. Uma pequena perda de contato com a quadra é permitida para jogar a bola, quando a bola estiver completamente mais alta que o topo da rede.

Como deve ser o contato com o chão do atleta que pratica o voleibol sentado?

A principal norma é: para bater na bola, os glúteos devem estar encostados no chão. De forma geral, homens e mulheres podem competir, sendo sempre seis jogadores por time. A rede tem altura de 1,15m, no caso dos homens, e 1,05, para as mulheres. Isso permite que os praticantes atuem sentados.

Quando começou a seleção masculina de voleibol para deficientes?

No ano seguinte, foi fundada a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) e, nesse mesmo ano, a seleção masculina participou dos jogos Parapan-Americanos e obteve a medalha de prata. Atualmente, a seleção masculina possui 3 medalhas de ouro nos jogos Parapan-Americanos (2007, Rio de Janeiro; 2011, Guadalajara; 2015, Toronto).

Como é praticado o voleibol sentado?

Dentre todos as modalidades paraolímpicas, ele é considerado um dos jogos de maior agilidade e rapidez e atualmente é praticado em mais de 50 países. No Brasil, o voleibol sentado começou a ser praticado em 2002.

Qual é a modalidade do vôlei sentado?

O vôlei sentado é uma modalidade do esporte que foi adaptada para pessoas que possuem algum tipo de deficiência física relacionada à locomoção. No entanto, ele também pode ser praticado por todas as pessoas, inclusive nas aulas de educação física nas escolas. Isso porque o vôlei sentado melhora a saúde física, os reflexos, a agilidade e a ...

Qual a classificação do voleibol sentado?

Classificação do vôlei sentado Dependendo da gravidade da deficiência e das limitações, os jogadores do voleibol sentado são classificados em dois grupos: Deficiência severa (VS1): apresentam deficiências relacionadas à locomoção mais acentuadas, por exemplo, pernas ou braços amputados.

Postagens relacionadas: