Como o índio era retratado em Iracema?

Índice

Como o índio era retratado em Iracema?

Como o índio era retratado em Iracema?

Assim podemos dizer que Alencar consolidou em Iracema a imagem do índio como objeto estético e símbolo do nacional, embora no transcorrer da trama se perceba pontos problemáticos, a exemplo do personagem central da obra, Martim, ser um europeu e, Iracema abandonar seu povo para segui-lo, culminando assim para a visão ...

Como o índio é retratado na obra de José de Alencar?

O nati- vismo brasileiro encontrou no índio um símbolo de independência políti- ca, social e literária, visto que esse estava estritamente relacionado com a restauração da infância e com o retorno à inocência. ... A obra Iracema é um romance da literatura brasileira escrito por José de Alencar e publicado em 1865.

Qual é o papel da mestiçagem em Iracema?

Assim nascemos, enquanto fortalezenses, das cinzas de Iracema. ... Iracema, uma denominação inventada pelo próprio Alencar, é um anagrama de América. O filho mestiço, que representa tanto o con- tinente nativo quanto o colonizador guerreiro, é Moacir: o filho da dor, do luto ou do sofrimento.

Como é apresentada a relação de Iracema com os elementos da natureza?

A índia Iracema, que se entrega por amor a Martim, tem a função de simbolizar, no romance, a presença do elemento nacional, da cor local, existente na criação de seus traços físicos, que é feita por comparação com elementos da natureza.

Qual o sentido mítico do casamento de Iracema e Martim?

A união entre os dois representa a lenda da criação do Ceará, pois Iracema foi enterrada à sombra de um coqueiro em que a jandaia, sua ave de estimação, cantava em lamento à sua morte. Ceará significa “canto da jandaia”.

Qual o papel representado por Iracema na obra de José de Alencar?

Durante sua estadia na aldeia, Iracema e Martim aproximam-se e floresce, entre os dois, forte atração. Contudo, Iracema tem um papel importante na tribo: é uma virgem consagrada a Tupã, guardadora do segredo da jurema, um licor sagrado, que levava ao êxtase os índios tabajaras.

Quais as características que unem os dois heróis de Alencar O índio E o sertanejo?

Os dois heróis românticos de Alencar têm, como suas características principais, a valentia, a agilidade, a astúcia, a inteligência e a honestidade. Ao narrar suas aventuras, mudou-se a feição, a roupagem, o cenário, mas na criação dos personagens buscou-se chegar a um perfil do homem essencialmente brasileiro.

Como o romancista descreve a protagonista Iracema?

Iracema é uma índia da nação Tabajara. Ela é filha do pajé da tribo (Araquém) e está prometida como esposa ao chefe guerreiro (Irapuã). A moça também é detentora do segredo da Jurema. Ela produz uma bebida alucinógena que é dada aos guerreiros em rituais específicos.

Como é descrita a índia Iracema?

Em outro romance, do mesmo autor, a índia Iracema é descrita nas seguintes palavras: “Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.”

Qual a história de Iracema?

Iracema é uma obra que traz como protagonista uma mulher indígena com características físicas e psicológicas muito idealizadas. A história tem início quando Martim, português responsável por defender o território brasileiro de outros invasores europeus, perde-se na mata, em localidade que hoje corresponde ao litoral do Ceará.

Quais são os clássicos de Iracema?

Além de Iracema, possui grandes clássicos, como Cinco Minutos, O Guarani, A Viuvinha, Lucíola, O gaúcho, Senhora, entre outros. Em sua obra podemos notar traços da realidade da sociedade brasileira daquela época, e oposições como o branco e o índio, as cidades e o sertão.

Qual é a união entre Marte e Iracema?

Seu nome é associado a Marte, o deus greco-romano da guerra. A união entre os dois representa a lenda da criação do Ceará, pois Iracema foi enterrada à sombra de um coqueiro em que a jandaia, sua ave de estimação, cantava em lamento à sua morte.

Postagens relacionadas: