Porque a BNCC não pode ser o único documento orientador do planejamento docente?

Índice

Porque a BNCC não pode ser o único documento orientador do planejamento docente?

Porque a BNCC não pode ser o único documento orientador do planejamento docente?

A Base Nacional Comum Curricular não pode ser o documento único que deve ser adotado pela escola, visto que cada instituição de ensino apresenta sua particularidade. As regiões onde as escolas estão inseridas também têm características próprias.

Como os conhecimentos referentes ao Ensino Médio estão organizados na BNCC?

Assim como a BNCC do Ensino Fundamental, a BNCC do Ensino Médio está organizada por Áreas do Conhecimento, que são: 1) Linguagens e suas Tecnologias, 2) Matemática e suas Tecnologias, 3) Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e 4) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Como a BNCC está organizada?

Na etapa de ensino fundamental, a BNCC está organizada em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. As áreas do conhecimentos, por sua vez, dividem-se em componentes curriculares, que guardam as especificidades dos saberes próprios que os constituem.

Como estão organizados os itinerários formativos?

E em relação aos eixos estruturantes? Os itinerários formativos se organizam a partir de quatro eixos estruturantes. Eles conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades relevantes para a formação integral.

Como elaborar os itinerários formativos?

Para elaborar os itinerários a serem oferecidos, a escola deve apoiar e orientar os alunos das seguintes formas: Dispor de opções de escolha a partir de unidades eletivas e projetos. Pedir a colaboração dos alunos e professores para definir as unidades curriculares a partir das diretrizes da BNCC.

Quais outros documentos deverão ser considerados para o planejamento docente?

Organização do Trabalho Pedagógico - Documentos Referenciais da Escola

  • Livro de Registro de Classe.
  • Projeto Político-pedagógico.
  • Proposta Pedagógica Curricular.
  • Regimento Escolar.

Quais outros documentos deverão ser considerados na Bncc?

Verificado por especialistas B. Os documentos que deverão ser considerados são o Referencial Curricular Nacional para a Educação (RCN), além da própria flexibilização do currículo da escolar que deve respeitar as particularidades dos alunos.

Quando foi homologada a base da BNCC?

Já a segunda parte da Base foi homologada no ano seguinte, em dezembro de 2018, para a etapa do Ensino Médio. Mesmo sendo dividida em duas etapas, a BNCC é uma só e vale para todos os segmentos da Educação Básica.

Qual o objetivo da BNCC?

A BNCC tem como objetivo central garantir que todos os estudantes – de norte a sul do país, de escolas públicas e privadas – aprendam um conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns. Assim, o que se espera é que as desigualdades educacionais brasileiras sejam reduzidas e que a qualidade do ensino seja elevada.

Como foi a criação e aprovação da BNCC?

Como foi a criação, aprovação e implementação da BNCC? O documento foi criado para que todas as escolas tenham um padrão mínimo de instrução, e o esperado é que essa padronização aumente a qualidade do ensino no país, especialmente na esfera pública. Para entender como foi o processo de elaboração da BNCC, vamos dividi-lo em 5 etapas:

Quais as competências da BNCC?

Nesse sentido, a Base determina que tanto as competências como as habilidades, previstas na BNCC, devem ser as mesmas para todos os estudantes, independentemente do estado ou cidade em que vivem. Ou seja, o conteúdo trabalhado nas escolas do Sul do país, deve ser o mesmo trabalhado no Norte e Nordeste. Não se esqueça, a Base é comum!

Postagens relacionadas: