Como identificar distrofia de Duchenne?
Índice
- Como identificar distrofia de Duchenne?
- Como ocorre a distrofia muscular de Duchenne?
- Como detectar distrofia muscular?
- O que a distrofia muscular pode causar?
- Quais as características da distrofia muscular progressiva?
- Quais são as distrofias musculares?
- Qual exame detecta distrofia muscular?
- Quais são os tipos de distrofia muscular?
- Quanto tempo vive uma pessoa com distrofia muscular?
- Quais as características da distrofia de Becker?
Como identificar distrofia de Duchenne?
Os primeiros sintomas são atraso do desenvolvimento (especialmente atraso para começar a andar) e dificuldades ao andar, correr, saltar ou subir escadas. Meninos com distrofia muscular de Duchenne caem com frequência, o que costuma causar fraturas nos braços e pernas.
Como ocorre a distrofia muscular de Duchenne?
Na Distrofia de Duchenne existe um defeito genético no gene da distrofina ou gene DMD, não sendo produzida a proteína distrofina. Esta proteína é muito importante para que a fibra muscular funcione e a sua ausência leva a uma perda progressiva das fibras musculares e a uma incapacidade de estas se regenerarem.
Como detectar distrofia muscular?
A confirmação diagnóstica pode ser feita por exame genético-molecular específico, tanto por meio da coloração imuno-histoquímica de cortes de tecido de biópsia muscular, em que se evidencia a deficiência ou o defeito da distrofina, quanto por análise do DNA em sangue periférico.
O que a distrofia muscular pode causar?
Distrofia muscular miotônica A doença provoca fraqueza muscular e também afeta o sistema nervoso central, coração, trato gastrointestinal, olhos e glândulas produtoras de hormônios.
Quais as características da distrofia muscular progressiva?
Esta enfermidade tem caráter progressivo com grande variabilidade genética e acometendo ambos os sexos igualmente. O quadro clínico é caracterizado por fraqueza e atrofia musculares com predomínio às cinturas pélvica e escapular.
Quais são as distrofias musculares?
– Distrofia Muscular do tipo Cinturas; – Distrofia Muscular Facio-Escápulo-Umeral; – Distrofia Muscular Miotônica ou de Steinert; – Distrofia Muscular Congênita.
Qual exame detecta distrofia muscular?
Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).
Quais são os tipos de distrofia muscular?
Há atualmente mais de 30 tipos de distrofias musculares, no entanto, apesar da variabilidade, os tipos mais comuns são: Distrofia Muscular de Duchenne. Distrofia Muscular de Becker.
Quanto tempo vive uma pessoa com distrofia muscular?
Assim, uma pessoa que faça o tratamento recomendado pelo médico pode viver além dos 30 anos e ter uma vida relativamente normal, existindo até casos de homens que vivem mais de 50 anos com a doença.
Quais as características da distrofia de Becker?
A distrofia muscular de Becker é uma doença neuromuscular caracterizada por progressiva perda de massa muscular e fraqueza, por degeneração do músculo esquelético, liso e cardíaco.