Quais são os tipos de emissão de radiações?
Índice
- Quais são os tipos de emissão de radiações?
- Como acontece a radiação?
- O que é e quais são os tipos de radiação?
- São radiações particuladas?
- Quais são as principais formas de emissão de radiação por átomos?
- Quais são algumas das radiações do nosso dia a dia?
- Quais os tipos de radiação estamos expostos diariamente?
- Quais as diferenças dos tipos de radiação?
- Quais são os exemplos de radiações mais comuns?
- Quais são as radiações que causam alterações nos materiais?
- Quais são os efeitos da radiação?
- Qual a origem da radiação?
Quais são os tipos de emissão de radiações?
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
Como acontece a radiação?
A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.
O que é e quais são os tipos de radiação?
Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.
São radiações particuladas?
Prótons, nêutrons e elétrons ejetados de átomos ou núcleos atômicos são exemplos de radiação particulada. A radiação eletromagnética é constituída por campos elétricos e magnéticos, o qual varia no espaço e no tempo.
Quais são as principais formas de emissão de radiação por átomos?
Existem três emissões radioativas principais que são emitidas pelos núcleos dos elementos radioativos naturais, que são: emissão alfa (α), beta (β) e gama (γ).
Quais são algumas das radiações do nosso dia a dia?
Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras. Os diversos tipos de radiação estão mais presentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar.
Quais os tipos de radiação estamos expostos diariamente?
Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.
Quais as diferenças dos tipos de radiação?
Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).
Quais são os exemplos de radiações mais comuns?
Dessa forma, os exemplos de radiações mais comuns são: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc. Visto isso, a foma mais simples de radiação é a luz solar.
Quais são as radiações que causam alterações nos materiais?
São aquelas que partem do interior do núcleo do átomo de elementos radioativos, como o césio-137. Essas radiações podem provocar alterações nos materiais, mas tudo depende das características da radiação.
Quais são os efeitos da radiação?
Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos. Ocorrem naqueles indivíduos que tiveram contato com material radioativo ou que se expuseram a grande quantidade de radioatividade.
Qual a origem da radiação?
A radiação é caracterizada como a emissão e propagação de energia por meio de ondas eletromagnéticas ou partículas. Neste caso, pode ocorrer no meio material ou no espaço, sendo produzida por fontes naturais ou artificiais.