Como funciona a excreção da urina?
Índice
- Como funciona a excreção da urina?
- O que é excreção urinária?
- Onde fica o sistema excretor?
- Como funciona a excreção?
- Como funciona a excreção do suor?
- O que que o rim excreta?
- Qual é a função principal do sistema excretor?
- Quais órgãos formam o sistema excretor humano?
- Quais são os órgãos do Sistema urinário?
- Quais são os rins e vias urinárias?
- Como é constituído o sistema urinário?
- Como funciona a excreção renal?
Como funciona a excreção da urina?
Excreção da Urina A excreção ou eliminação da urina se inicia nos rins, que têm a função de filtrar o sangue, retirando todas as substâncias que podem ser tóxicas presentes. Após filtrado, o sangue retorna para circular por todo o organismo, enquanto todas as impurezas são levadas pelos ureteres até a bexiga.
O que é excreção urinária?
O sistema excretor - também conhecido como sistema urinário - é o responsável pela excreção. Esse processo é o mecanismo utilizado pelo organismo para a eliminação de substâncias tóxicas e/ou em grande quantidade. A excreção garante, assim, o equilíbrio das condições fisiológicas do organismo.
Onde fica o sistema excretor?
No corpo humano, a excreção acontece por conta da atuação coordenada dos rins, ureteres, bexiga e uretra. Outros animais também possuem sistema excretor, cada um com sua respectiva especificidade.
Como funciona a excreção?
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
Como funciona a excreção do suor?
O suor contém principalmente água, além de outras substâncias, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio (o sal de cozinha). As substâncias contidas no suor são retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas. Através de canal excretor - o duto sudoríparo - elas chegam até a superfície da pele, saindo pelos poros.
O que que o rim excreta?
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Qual é a função principal do sistema excretor?
Para manter o nosso corpo em equilíbrio e com suas funções em perfeito estado, o sistema excretor trabalha filtrando o sangue e eliminando resíduos potencialmente tóxicos, originados das trocas de gases e das reações químicas realizadas pelos outros sistemas que compõem o corpo humano.
Quais órgãos formam o sistema excretor humano?
O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por:
- Dois rins;
- Dois ureteres;
- Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Uma bexiga;
- Uma uretra.
Quais são os órgãos do Sistema urinário?
Os órgãos que compõe o sistema urinário são os rins e as vias urinárias. As vias urinárias compreendem o ureter , a bexiga e a uretra . Os nossos tecidos, que recebem do sangue as substâncias nutritivas, ao sangue abandonam aqueles compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição.
Quais são os rins e vias urinárias?
Os rins e vias urinárias constituem o sistema urinário dos mamíferos, que é muito eficiente na "limpeza" do organismo. Os rins recebem o sangue a ser filtrado, que é rico em oxigênio necessário à sobrevivência, através das artérias renais, que se transformam em vasos cada vez menores no seu interior (arteríolas).
Como é constituído o sistema urinário?
Como é constituído o sistema urinário? Os componentes do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
Como funciona a excreção renal?
No sistema circulatório, esses fármacos se apresentam ligados às proteínas plasmáticas ou podem circular livremente (não ligados). Na excreção renal, temos três importantes e distintos processos fisiológicos, conhecidos como filtração glomerular, reabsorção tubular passiva e secreção tubular ativa.