Como se dá a emissão de luz nos átomos?

Índice

Como se dá a emissão de luz nos átomos?

Como se dá a emissão de luz nos átomos?

A emissão de luz por um átomo ocorre devido à o ganho de energia do átomo que faz um de seus elétrons passaram para outra orbita, mais distante do centro. O elétron, apesar do ganho de energia não fica muito tempo assim, voltando para sua orbita de origem. E a energia excedente é liberada, na forma de um fóton.

Como funciona a emissão de luz de um elétron?

Isso ocorre sempre que o elétron recebe um raio de luz, absorve a energia luminosa e passa de uma órbita mais próxima do núcleo atômico para outra mais distante. Em seguida, emite a energia absorvida, novamente na forma de um átomo de luz, e dá um salto quântico.

O que é absorção e emissão de luz?

A absorção da luz é um processo pelo qual a luz que incide sobre um corpo é convertida em energia. Ela pode ocorrer por qualquer corpo ou substância, no entanto, a forma como a luz é absorvida depende de sua frequência bem como da natureza dos átomos do corpo que é iluminado.

Quando é que um átomo emite energia?

Enquanto o elétron está numa determinada orbita, sua energia é constante. Se o elétron receber energia suficiente, ele saltará a uma orbita com energia superior. Ao retornar a sua orbita de origem, o elétron emite, na forma de ondas eletromagnéticas, a mesma quantidade de energia absorvida.

O que é emissão estimulada de radiação?

Emissão estimulada: também ocorre quando o elétron está em um estado excitado e é submetido à radiação eletromagnética, ou seja, fótons. Um fóton de energia estimula o átomo ao passar para o estado fundamental emitindo outro fóton.

O que é emissão de fótons?

Um fóton surge quando ocorre a transição de um elétron de um átomo entre dois estados energias diferentes, o elétron ao passar de uma camada mais interna para uma mais externa ao receber energia, e se retornar para o estado inicial, emite a energia correspondente a essa diferença.

Qual o princípio da absorção de luz?

A partir do valor de energia correspondente aos fótons de 600 nm (amarelo/laranja, conforme figura 1), não há absorção de luz. Este princípio da interação fóton-matéria, com alteração ou não para estados excitados, é o mecanismo dominante na absorção de luz.

Qual a diferença entre luminescência e fluorescência?

Luminescência, por sua vez, é o processo de emissão da luz em baixas temperaturas, diferentemente do processo de termoluminescência. Na luminescência, os átomos absorvem parte da energia proveniente de alguma fonte externa, reemitindo-a na forma de luz visível. Confira neste texto quais são as características da fosforescência e da fluorescência.

Quais são as luzes nas festas de casamento?

Nas festas de casamento, formaturas, festas em geral, elas se tornaram a sensação do momento, encantando as pessoas pela luz que emitem em meio à penumbra das boates. Essas luzes equivalem à fluorescência do gás Neon ( Ne, décimo elemento da tabela periódica, do grupo dos gases nobres) mediante a passagem de uma corrente elétrica.

Postagens relacionadas: